No menu items!
15.2 C
São Paulo
segunda-feira, 27 maio, 2024

Ampara SP cria exposição de artes feitas em conjunto com pessoas em situação de rua

Projeto produziu mostra com obras desenvolvidas durante os atendimentos a esse público


Próximo de completar seu primeiro ano, o “Ampara SP” realizou, no dia 3 de abril, a primeira edição da “Exposição de Artes do Ampara SP”, mostra que reuniu trabalhos feitos por meio da parceria entre os arte-educadores do projeto com as pessoas em situação de rua durante as abordagens feitas ao longo do ano inicial do programa.

A coordenadora do Ampara SP, Ingrid Cristina Rodrigues, destacou como esse tipo de atividade facilita a criação de laços e o suporte a esse público. “A gente percebe a diferença quando os arte-educadores estão ali. Temos um foco muito grande no desenvolvimento de vínculos com essa população para conseguir ajudá-los de fato, e, por meio da arte, eles se sentem confortáveis de compartilhar coisas que de outra forma eles não compartilhariam”.

A exibição ocorreu no Centro de Acolhida (CA) “São Leopoldo” e trouxe ao público desenhos, pinturas, fotografias e vídeos que registraram o processo de criação dessas obras e de outras atividades realizadas pela equipe do programa. O evento contou ainda com uma roda de samba protagonizada pelos atendidos do Centro de Acolhida, que mostraram seu talento musical e muito samba no pé.

Para o arte-educador e artista plástico Ladis, que atua há mais de doze anos como artista e trabalhou em outros serviços da rede socioassistencial, como o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), a oportunidade de colaborar junto a pessoas em situação de rua traz resultados recompensadores. “Não é fácil, mas para mim é gratificante, porque você sente que está trazendo um diferencial para essas pessoas com essa proposta de arte e educação. A gente percebe que traz uma nostalgia para eles, algo bacana, que quando nos encontram eles já vêm com aquela felicidade, já perguntam se vai ter arte, uma atividade diferente”, relatou. Texto: Anderson Paiva


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Doença Inflamatória Intestinal: médica fala sobre principais sintomas e tratamentos

Biossimilares são fundamentais para ampliação do acesso a tratamentos de qualidade O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII), celebrado em 19 de maio, marca...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui