No menu items!
29.4 C
São Paulo
terça-feira, 16 abril, 2024

Ambev Tech dá dicas para construir um bom pitch para apresentação pessoal e de negócio

As dicas foram compartilhadas durante o workshop promovido pelo Hub de tecnologia na Perifacon, primeira convenção nerd das favelas


Direto da zona leste de São Paulo, a terceira edição da PerifaCon, convenção nerd das favelas, aconteceu no último domingo (30) e levou as novidades do mundo da cultura pop para a porta da periferia. A Ambev Tech, hub de tecnologia da Ambev, foi uma das patrocinadoras do evento e, além de apoiar a convenção, levou para os jovens um workshop gratuito com dicas de apresentação pessoal e de negócios.

As dicas foram apresentadas pelo Marcos Medeiros, Gerente de Comunidade da Ambev Tech. “A gente sabe que a escuta ativa é capaz de transformar a realidade das pessoas e levamos para a PerifaCon algumas dicas de como atrair a atenção dos ouvintes para os seus projetos. Trabalhamos muito com startups e sabemos que o pitch, como chama o mercado, é uma ótima tática para construir um discurso curto e direto, que desperta a atenção do ouvinte”, explica.

Para colocar os conhecimentos adquiridos em prática, 4 jovens se inscreveram para participar de um desafio de pitch. A atividade pedia para que eles apresentassem seus negócios explicando qual problema seria resolvido. Os finalistas receberam vouchers de descontos no Zé Delivery e, para ajudar a tirar seu negócio do papel, o vencedor do desafio foi premiado com uma mentoria gratuita com a banca avaliadora composta por Marcos Medeiros e Gabriel Dias, da área de Inovação e Startups, Marina Travassos, Gerente de Marketing, e Dagoberto Mendonça, Especialista na área Financeira da Ambev.

Para quem deseja melhorar o discurso, seja para uma entrevista de emprego ou até para impulsionar o seu negócio, o executivo sugere criar um roteiro com as principais informações que a pessoa deseja passar na mensagem. Para as empresas vale destacar o problema que a solução resolve, o tamanho do mercado, as alternativas existentes, detalhes sobre a solução sugerida, benefícios e diferenciais. Já quando a ideia é vender melhor seu peixe em uma entrevista, a sugestão é constar no roteiro os principais destaques da trajetória, principais habilidades técnicas, características comportamentais que se orgulha e objetivos futuros.

“Seja qual for a situação que você precise vender bem seu peixe, estar preparado e confiante vão te ajudar a se sair melhor. Quando montamos um roteiro e praticamos conseguimos identificar quais são as informações mais relevantes e que não podem passar despercebidas pelo nosso interlocutor”, afirma Marcos.

Marcos sugere ainda algumas dicas gerais para qualquer apresentação, são elas:

  1. Cuide da voz: não adianta fazer a melhor apresentação do mundo se você parecer um robô falando. Lembre-se de usar a variação de tom de voz e projetá-la para que todos possam te escutar com clareza.
  2. Evite o textão: nada de monólogos intermináveis, ok? Seja como o Twitter, ou melhor o X, da apresentação: direto, conciso e cativante. Em 280 caracteres ou menos, conquiste a todos!
  3. Explore imagens, mas evite vídeos: imagens incríveis vão te ajudar a ilustrar sua fala e deixar tudo mais fluido. Porém, evite transformar sua apresentação em uma maratona de carregamento com vídeos que podem travar na hora h.
  4. Valorize o design: slides com aquela cara de ‘WordArt’ dos anos 90? Nem pensar! Seja moderno, criativo e elegante no design da sua apresentação. Faça o PowerPoint ter orgulho de você, algumas plataformas como o Canva podem te ajudar a criar uma apresentação linda em poucos cliques.
  5. Saiba usar o palco: encare o palco como uma pista de dança e não como um campo minado. Seja livre, se movimente e mostre que você é o mestre da apresentação.
  6. Ensaie, ensaie e ensaie: pode parecer exagero, mas não custa ensaiar várias vezes, né? Pratique até que a apresentação flua naturalmente, como se você estivesse contando uma história para os amigos. Depois de tudo, vale rever o vídeo da apresentação para identificar pontos de melhoria, evoluir e se sentir preparado para as próximas vezes.
  7. Use seu estilo: não seja um clone de apresentadores famosos, seja você mesmo! Coloque seu toque pessoal, mostre seu estilo e transforme sua apresentação em uma obra de arte única.
    DICA BÔNUS: Confie na sua execução! Você ensaiou, se preparou e está pronto para brilhar. Confie em si mesmo!

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Capital conta com atividades de empreendedorismo nos coworkings da Prefeitura

A rede Teia oferecerá durante todo o mês palestras,...

IR 2024: aplicativos falsos podem roubar dados de contribuintes

Receita Federal alerta sobre malwares e especialistas dão dicas...

Passageiros de SP pagam tarifa mais barata com Cartão Fidelidade; veja como funciona

Com o bilhete, que pode ser adquirido nas postos...

Capital conta com atividades de empreendedorismo nos coworkings da Prefeitura

A rede Teia oferecerá durante todo o mês palestras, cursos, oficinas e diversas outras ações gratuitas para a população Os Teias estão com nova programação...

IR 2024: aplicativos falsos podem roubar dados de contribuintes

Receita Federal alerta sobre malwares e especialistas dão dicas de como evitar cair em golpes Com o início da temporada de declaração do Imposto de...

Passageiros de SP pagam tarifa mais barata com Cartão Fidelidade; veja como funciona

Com o bilhete, que pode ser adquirido nas postos de atendimento, é possível economizar até R$ 0,66 por viagem Os passageiros que utilizam o transporte...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui