No menu items!
21.8 C
São Paulo
quarta-feira, 26 novembro, 2025

Alguns Mandamentos Climáticos

O cientista Antônio Nobre do INPE, que sempre fala com sabedoria sobre o desastre que o ser humano provoca no planeta, elaborou dez mandamentos de efeitos biogeofísicos para o clima, de conservação e restauração da vegetação nativa. Veremos alguns neste artigo.

(1) Os esforços de reflorestamento e de recuperação de ecossistemas têm que levar em conta a disponibilidade de água. A longevidade do sequestro de carbono em projetos de reflorestamento não pode ser adequadamente avaliada sem também considerar as condições hidrológicas e os ambientes climáticos.

(2) Solos compactados absorvem pouca ou nenhuma água da chuva. Chuvas que caem em solos impermeáveis são perdidas em escoamentos superficiais, gerando inundações e drenando inutilmente para os oceanos. A vegetação em geral, especialmente as árvores, são excelentes promotoras de infiltração. Capazes de perfurar profundamente o solo compactado com suas raízes, as árvores também criam uma camada de detritos orgânicos, formando um colchão de raízes que atrai e mantém uma ampla variedade de insetos escavadores e uma imensa população de organismos decompositores, que transformam o solo endurecido em uma terra fofa e fértil, capaz de reter umidade. Além de uma série de benefícios hidrológicos, a água retida na paisagem promove a produtividade das plantas por um período prolongado e, portanto, contribui para a capacidade das plantas de condicionar e favorecer o clima.

(3) As árvores bombeiam água do solo e emitem vapor d’água através da copa, aumentando a umidade do ar. Tal efeito resfria a superfície. A evaporação absorve eficientemente a energia térmica do ambiente, diminuindo a temperatura local. As plantas transpiram em grandes quantidades durante o dia, chegando até 1000 litros por dia em uma árvore madura de grande porte em uma floresta tropical.

Ao contrário de um ar condicionado, a transpiração das plantas captura o calor do ambiente na superfície, armazenando-o em vapor de água que é transportado para altitudes maiores e para latitudes distantes na atmosfera. O transporte de calor é uma parte extraordinariamente importante e necessária do efeito de resfriamento promovido pelas florestas.

Trataremos os demais mandamentos futuramente.

Mario Eugenio Saturno (http://fb.com/Mario.Eugenio.Saturno ) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Resíduos sólidos: obrigações legais e riscos para empresas e municípios

De competência dos municípios, o Marco Legal do Saneamento...

IPVA 2026: veja datas de pagamento e como obter desconto

Pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores começa...

Antibióticos em excesso estão alimentando uma crise silenciosa de superbactérias

De 18 a 24 de novembro é celebrada a Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência Antimicrobiana (RAM), uma iniciativa da Organização Mundial da...

Resíduos sólidos: obrigações legais e riscos para empresas e municípios

De competência dos municípios, o Marco Legal do Saneamento Básico trouxe novas discussões para o segmento, inclusive sobre o seu financiamento A gestão de resíduos...

IPVA 2026: veja datas de pagamento e como obter desconto

Pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores começa em 12 de janeiro O Governo de São Paulo liberou o novo calendário para pagamento do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.