No menu items!
23.4 C
São Paulo
sexta-feira, 16 janeiro, 2026

Água da chuva pode estar contaminada por agrotóxico, diz estudo

Pesquisa encontrou resíduos do produto em amostras de três cidades

Estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que a água da chuva pode estar contaminada por agrotóxicos e que o uso desta água para fins de abastecimento da população deve ser feito com cautela. As informações são da Revista Fapesp.

A pesquisa, publicada no periódico científico Chemosphere, coletou e examinou amostras de três cidades paulistas: Campinas, Brotas e a capital São Paulo. Nos três locais, a água da chuva estava contaminada com agrotóxicos. A coleta ocorreu no período de agosto de 2019 a setembro de 2021.

Campinas apresentou a maior concentração de agrotóxicos (herbicidas, fungicidas e inseticidas), com 701 microgramas por metro quadrado (µg/m²), seguindo-se Brotas, com 680 µg/m2, e São Paulo, com 223 µg/m².

Segundo a Revista Fapesp, as análises indicaram uma associação direta entre a proporção de agrotóxicos encontrados e a extensão dos cultivos agrícolas, que ocupam quase metade dos 795 quilômetros quadrados (km²) do município de Campinas, 30% dos 1.101 km² de Brotas e 7% dos 1.521 km² da capital paulista.

Entre os 14 agrotóxicos identificados, o herbicida atrazina, apesar do uso ser proibido, foi detectado em todas as amostras das três cidades.

“A ideia de que a gente, ao tomar água de chuva, nós estamos tomando uma água limpa, ela não é de toda verdade. Eu acho que isso que o estudo acaba trazendo um pouco: de levantar esse alerta com relação a essa questão ou a esse uso”, destacou a coordenadora do estudo, Cassiana Montagner à Revista Fapesp.

Com informações de Agência Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Pequenas ações diárias podem reduzir o risco de doenças crônicas e garantir até 10 anos extras de vida saudável

Especialistas explicam como micro-hábitos podem impactar positivamente a saúde Em...

Na volta às aulas, Ipem-SP orienta sobre o uso do transporte escolar

O cronotacógrafo é obrigatório em caminhões, vans e ônibus,...

Comer na praia é seguro? Nutricionista alerta para riscos invisíveis dos alimentos no calor, sobretudo para crianças

Exposição ao sol, falta de refrigeração e higiene inadequada aumentam o risco de intoxicação alimentar no verão Sol, praia, piscina e passeios ao ar livre...

Pequenas ações diárias podem reduzir o risco de doenças crônicas e garantir até 10 anos extras de vida saudável

Especialistas explicam como micro-hábitos podem impactar positivamente a saúde Em um país onde 52% dos adultos convivem com ao menos uma doença crônica e aproximadamente...

Na volta às aulas, Ipem-SP orienta sobre o uso do transporte escolar

O cronotacógrafo é obrigatório em caminhões, vans e ônibus, inclusive no transporte escolar, para monitorar todo o trajeto do veículo Com o retorno às aulas,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.