No menu items!
27.8 C
São Paulo
segunda-feira, 29 dezembro, 2025

Agosto Verde Claro alerta para o risco dos linfomas

Brasil registrará cerca de 15.120 novos casos da doença por ano

O mês de agosto ganha um tom especial com a campanha Agosto Verde Claro, dedicada à conscientização sobre os linfomas — um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, parte fundamental da defesa do organismo. A iniciativa foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e mobiliza a sociedade para a doença, seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registrará cerca de 15.120 novos casos de linfoma por ano, entre 2023 e 2025. Isso representa uma parcela significativa dos 704 mil casos de câncer anuais previstos no país no período estipulado, excluindo o câncer de pele não melanoma. Cerca de 70% desses casos ocorrem nas regiões Sul e Sudeste.

Os linfomas se desenvolvem quando os linfócitos, células do sistema linfático – que tem a função de retirar impurezas da circulação -, sofrem mutações e passam a se multiplicar de forma descontrolada. Eles são divididos em dois grupos principais: Linfoma de Hodgkin, caracterizado pela presença das células de Reed-Sternberg e propagação ordenada, e Linfoma não-Hodgkin, que apresenta múltiplos subtipos e pode ter evolução rápida ou lenta.

Sintomas que merecem atenção:

  • Febre persistente, principalmente à tarde;
  • Suor noturno excessivo;
  • Perda de peso inexplicada;
  • Inchaço indolor nos gânglios linfáticos (ínguas), especialmente no pescoço, axilas e virilha;
  • Tosse, falta de ar e desconfortos abdominais, dependendo da localização do linfoma.

Segundo o hematologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, Felipe Magalhães Furtado, ao perceber os primeiros sintomas, especialmente as alterações dos gânglios, é requerido do paciente exames como a imunofenotipagem, além de estudo anamopatológico e imonohistoquímico, oferecidos pelo Sabin, e que podem diagnosticar o linfoma.

“O tempo é precioso nesses casos”, alerta o hematologista. A identificação da doença nos estágios iniciais aumenta significativamente as chances de cura. Segundo ele, “há linfomas de progressão tão lenta que dispensam tratamento. Mas, ao surgirem os sintomas, especialmente o inchaço dos gânglios, é essencial procurar um especialista”, afirma o médico.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Sustentabilidade nas festas de fim de ano: dicas para celebrar com mais responsabilidade ambiental

Movimento Plástico Transforma apresenta dicas práticas para o descarte...

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao...

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva...

Sustentabilidade nas festas de fim de ano: dicas para celebrar com mais responsabilidade ambiental

Movimento Plástico Transforma apresenta dicas práticas para o descarte correto de embalagens e artigos gerados no período Fim de ano é tempo de festas e...

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao ano O Brasil desperdiça, todos os dias, um volume de água tratada equivalente a 6.346 piscinas...

Centro Olímpico é novo atrativo do Vai de Roteiro

Visitas guiadas gratuitas apresentam ao público a estrutura esportiva e a formação de atletas de alto rendimento na capital paulista A Prefeitura de São Paulo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.