No menu items!
27.5 C
São Paulo
quarta-feira, 12 junho, 2024

Ações de vacinação contra raiva acontecem na Zona Sul de São Paulo

A imunização de cães e gatos será nas áreas públicas de várias regiões da cidade


A vacinação de cães e gatos é a melhor forma de garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. Ela é obrigatória e deve ser realizada anualmente.

Além de ser uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade, a raiva é uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações. A doença provoca a inflamação do cérebro (encefalite), fatal em praticamente todos os casos. Por isso a vacinação dos animais é tão importante.

Os animais, cães e gatos saudáveis, devem ser vacinados a partir dos três meses de idade. Na cidade de São Paulo, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) possui 17 postos fixos da em todas as regiões, aos quais os cidadãos podem levar seus animais para serem vacinados gratuitamente. Consulte a relação dos postos em www.prefeitura.sp.gov.br.

Para realizar a vacinação, o proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal (RGA). Cães bravos ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada, e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

Além disso, a DVZ possui uma agenda de ações estratégicas que acontecem ao longo do mês em áreas públicas em todas as regiões da cidade. Confira a agenda das ações estratégicas de vacinação na segunda quinzena de junho na Zona Sul:

Dia 17, das 10h às 15h – M’Boi Mirim – Humberto de Almeida x Praça Doutor Mário Saraiva de Andrade; Dia 17, das 9h às 15h – Parelheiros – Marsilac/Embura/Ipora; Dia 21, das 10h às 16h – Campo Limpo – Estrada do Campo Limpo x Rua Monforte de Lemos (Praça Ypeaman) – Jardim Umuarama; Dia 28, das 10h às 16h – Estrada dos Mirandas x Rua Manoel de Sá Couto – Jardim das Palmas.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Esclerose Múltipla: Diversidade de sintomas iniciais pode dificultar diagnóstico

Doença não é fator limitante para projetos pessoais e...

Escola Politécnica desenvolve chipset inovador para Internet das Coisas

Dispositivo coloca o Brasil na mesma página da tecnologia...

Esclerose Múltipla: Diversidade de sintomas iniciais pode dificultar diagnóstico

Doença não é fator limitante para projetos pessoais e profissionais, incluindo a gravidez A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune e neurodegenerativa, que afeta...

ARTIGO | Dia Mundial do Meio Ambiente: Restauração de terras, desertificação e resiliência à seca

A iniciativa Nutrientes para a Vida se une, nesse dia 5 de junho, a milhões de pessoas em todo o mundo para celebrar o...

Escola Politécnica desenvolve chipset inovador para Internet das Coisas

Dispositivo coloca o Brasil na mesma página da tecnologia global, de acordo com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação A USP anunciou um chipset...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui