No menu items!
25.6 C
São Paulo
terça-feira, 30 abril, 2024

Acidentes com motociclistas: 5 dicas para uma condução defensiva

Zapay compartilha estratégias para evitar imprevistos nas estradas e vias


Aproximadamente 2 mil motociclistas perderam a vida em acidentes no Estado de São Paulo no ano passado, segundo dados do Sistema de Informações e Gerenciamento de Acidentes no Estado de São Paulo (Infosiga SP). A mesma pesquisa mostra que o fator humano é o principal causador de fatalidades no trânsito, com 94% dos acidentes fatais sendo causados por negligência de condutores ou pedestres.

Como parte da iniciativa da Zapay em contribuir para um trânsito mais seguro e responsável, selecionamos cinco dicas práticas de como os condutores podem evitar acidentes.

Cuidado com o ponto cego: O ponto cego é a área não coberta pelos espelhos retrovisores dos automóveis ou onde as colunas e outras partes do veículo ocultam a visão do motorista. É por esse motivo que, ao andar ao lado de carros, caminhões ou ônibus, esteja ou não no corredor, o motociclista deve prestar atenção para não ficar “invisível” e, desse modo, sujeito a uma “fechada” a qualquer momento. A dica então é se manter dentro do campo de visão dos motoristas ao seu redor.

Cruzamentos e conversões: Ao estar próximo de um veículo aguardando para cruzar a pista, é recomendável diminuir a velocidade e avisar da sua aproximação por meio da buzina ou farol alto. Ainda assim, é necessário ter a atenção redobrada: o motorista pode estar desatento e cruzar a sua frente, causando um grave acidente.

Atenção com os pedestres: Sempre que estiver ao lado de ônibus e outros veículos altos, como VUCs e SUVs, o motociclista deve observar cuidadosamente, mesmo que o trânsito esteja parado. A qualquer instante um pedestre pode aparecer entre os carros.

Pare agora: A velocidade não é a melhor aliada dos motociclistas, especialmente no que diz respeito a “furar” um semáforo ou acelerar para tentar passar antes dele fechar. Alguns minutos de economia de tempo podem gerar acidentes graves.

Use os itens de segurança: Muitas vezes deixados de lado, são eles que podem fazer a diferença protegendo tanto o piloto quanto a garupa. Começando pelo capacete, que é um item indispensável. Mas lembre-se que o capacete não é o único item de proteção que você deve utilizar. Botas, luvas, calças e jaquetas apropriadas completam o equipamento básico que todo condutor de moto deve vestir antes de sair de casa.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Discriminação contra mulheres no ambiente de trabalho: desafios e perspectivas

No cenário contemporâneo, a participação feminina no mercado de...

Prefeitura leva negócios acelerados para um dos maiores eventos de tecnologia do mundo

Empreendedores tiveram a oportunidade de conhecer investidores de diversas...

CEUs de São Paulo possuem cerca de 1500 vagas para cursos técnicos gratuitos

Inscrições estão abertas até 9 de maio e interessados...

ARTIGO | Discriminação contra mulheres no ambiente de trabalho: desafios e perspectivas

No cenário contemporâneo, a participação feminina no mercado de trabalho é uma realidade inegável. No entanto, mesmo com avanços significativos, a discriminação contra as...

Prefeitura leva negócios acelerados para um dos maiores eventos de tecnologia do mundo

Empreendedores tiveram a oportunidade de conhecer investidores de diversas áreas Entre os dias 15 e 18 de abril, a Prefeitura de São Paulo esteve presente...

CEUs de São Paulo possuem cerca de 1500 vagas para cursos técnicos gratuitos

Inscrições estão abertas até 9 de maio e interessados devem participar do Vestibulinho da ETEC - 2º Semestre de 2024 Um convênio entre a Secretaria...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui