Fiação elétrica tem tempo de vida útil e pode levar a ocorrências quando passada do tempo
Seja um novo ou antigo proprietário de um imóvel antigo, é bastante provável que em um dado momento surja a decisão (ou a indispensabilidade) de realizar uma reforma. E esse processo não deve ser concentrado apenas em alvenaria, hidráulica, pintura: a instalação elétrica merece atenção especial. Esse cuidado permite reduzir as perdas elétricas geradas por ser uma instalação inadequada aos dias de hoje e que, devido ao envelhecimento natural dos materiais elétricos usados, pode impactar em riscos ao patrimônio e as pessoas.
De acordo com Nelson Volyk, gerente de engenharia de produto da Sil Fios e Cabos Elétricos, fabricante de condutores elétricos de baixa tensão, as instalações elétricas têm o seu tempo de vida útil , mas nesse período é preciso fazer manutenções preventivas e corretivas. “Um circuito elétrico sobrecarregado ou o ressecamento dos condutores elétricos podem se transformar em uma grave ocorrência”, alerta.
Segundo ele, a passagem dos anos já é, por si só, um indicador da necessidade de uma análise, que pode ser feita por um profissional qualificado e experiente através de uma inspeção detalhada.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]