No menu items!
12.3 C
São Paulo
domingo, 10 agosto, 2025

A importância da figura paterna para o desenvolvimento de crianças e adolescentes

Presença paterna fortalece vínculos emocionais e impulsiona o desenvolvimento integral do indivíduo

Ao longo da história, a figura paterna foi tradicionalmente associada ao provedor financeiro e ao guardião da autoridade familiar, presente principalmente como símbolo de disciplina e sustentação econômica.

Na atualidade, a figura paterna vive uma redefinição: o pai participa ativamente da educação, do cuidado cotidiano e das expressões emocionais, compartilhando tarefas domésticas e dedicando tempo de qualidade aos filhos.

A interação pai-filho traz benefícios importantes e estimula áreas cerebrais ligadas à regulação emocional e ao processamento de recompensas, podendo ser importante na construção da autoestima e na gestão de estresse.

Segundo a educadora, psicóloga e gestora da Escola Internacional de Alphaville, de Barueri/SP, Ana Claudia Favano, a importância da figura paterna se torna amplamente positiva quando os exemplos são valorosos e trazem bons aprendizados a serem absorvidos e incorporados na vida da criança, pois elas na verdade aprendem com as atitudes paternas que vivenciam e bem menos com o que ouvem deles.

“Quando o pai se envolve ativamente, oferecendo apoio emocional e participação nas rotinas diárias, ele fortalece a sensação de segurança dos filhos, essencial para que eles explorem o mundo com confiança”, diz Ana Claudia. “Os pais que hoje conseguem impor limites aos filhos com consistência e coerência, sem abrir mão de regras combinados, valores e princípios fundamentais, são os que mais terão contribuído para a verdadeira formação do caráter de futuros adultos equilibrados”.

Ela acrescenta, ainda, que em ambientes escolares, a presença paterna, quando é realmente efetiva, ajuda a ampliar a capacidade de formação de habilidades de autorregulação.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Baixa adesão à mamografia dificulta diagnóstico de câncer de mama

Cerca de 30% a 40% dos casos no Brasil ainda são identificados em fases avançadas, o que reduz significativamente as possibilidades de tratamento eficaz Dados...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.