No menu items!
17.3 C
São Paulo
segunda-feira, 7 abril, 2025

A crise silenciosa: como o esgotamento mental está impactando empresas e colaboradores

Afastamentos por transtornos psicológicos aumentam 68% em um ano, exigindo mudanças urgentes no ambiente corporativo

Nunca se falou tanto sobre saúde mental no trabalho como atualmente. O tema tem ganhado relevância e gerado debates, especialmente por conta da adequação das empresas às novas diretrizes que modificam a Norma Regulamentadora n.º 1 (NR-1), já que a partir de 25 de maio, as empresas terão a obrigação de identificar e gerenciar fatores psicossociais como estresse, assédio e sobrecarga de trabalho. Implementar essas mudanças pode ser desafiador, mas é essencial para garantir um ambiente saudável e melhorar o clima organizacional.

Dados exclusivos do Ministério da Previdência Social mostram que, em 2024, foram registrados quase meio milhão de afastamentos por questões de saúde mental – o maior número da última década. Comparado a 2023, o aumento foi de 68% no total de licenças concedidas. Segundo Fatima Macedo, psicóloga e CEO da Mental Clean destaca a importância de ações preventivas e de conscientização por meio das empresas:

“Temos acompanhado um número expressivo de profissionais sendo afastados por problemas relacionados à saúde mental. Esse é um problema que tem crescido cada vez mais dentro das grandes organizações. Precisamos olhar com muita atenção para esse cenário, pois a saúde emocional dos colaboradores é um fator decisivo para o sucesso de qualquer empresa. É preciso criar um ambiente de trabalho acolhedor e empático, isso fará toda a diferença para o bem-estar da equipe”, conta Macedo.

A especialista elenca algumas dicas valiosas para gestores trabalharem o tema nas empresas:

Promova rodas de conversa ou palestras: convide psicólogos, terapeutas ou especialistas para palestras sobre saúde mental. Organize rodas de conversa em que os colaboradores possam compartilhar experiências de forma segura e confidencial;

Ofereça Treinamentos para Gestores: capacite líderes para identificar sinais de estresse e sobrecarga em suas equipes. Ensine boas práticas de comunicação empática e gestão humanizada;

Incentive Hábitos Saudáveis: promova a prática de exercícios físicos, como alongamentos ou aulas de yoga no escritório;

Campanhas Internas de Conscientização: divulgue materiais informativos sobre saúde mental em murais, e-mails ou intranet. Compartilhe dicas práticas para gerenciar o estresse e a ansiedade no dia a dia.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

- Patrocinado -

Últimas

Especialistas debatem o uso do biometano como alternativa ao diesel no transporte público

Seminário promovido pela Prefeitura de São Paulo discute aspectos como segurança energética, redução de emissões e regulamentação O prefeito Ricardo Nunes abriu na manhã de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.