Iniciativa vai tornar vias comerciais mais atrativas, seguras e confortáveis para moradores, comerciantes e frequentadores da região
Revitalizar o centro de São Paulo e deixá-lo mais seguro e agradável para moradores, trabalhadores e turistas tem sido um dos maiores desafios da Prefeitura de São Paulo. E diante das diversas iniciativas em curso para recuperar o centro, a cidade ganhou uma ação específica para resgatar a atratividade econômica de ruas comerciais simbólicas e importantes para história de São Paulo, o Projeto Ruas Temáticas. A ação é uma iniciativa da SP Urbanismo que prevê estudos, diálogos, elaboração de projetos e execução de obras com práticas de recuperação e modernização urbana de vias públicas em toda a capital paulista.
As Ruas Temáticas caracterizam-se pela concentração de comércio especializado em determinado segmento específico de produtos e serviços. São polos comerciais que se desenvolveram de forma espontânea e se transformaram em símbolos da cidade de São Paulo. Atualmente, essas vias atraem grande quantidade de compradores e turistas das mais variadas regiões do país e até de países vizinhos, consolidando-se como espaços de extrema importância para a economia e a dinâmica urbana da capital paulista.
As vias localizadas no centro da cidade estão em estágios mais avançados. A Rua General Osório e a Rua Santa Ifigênia, popularmente conhecidas como Rua das Motos e Ruas dos Eletrônicos, respectivamente, estão na fase de execução das obras. Para as Ruas São Caetano (Rua das Noivas), Paula Souza (Rua das Cozinhas) e Florêncio de Abreu (Rua das Ferramentas), os projetos executivos estão sendo concluídos pela SP Urbanismo para dar início ao processo de contratação das obras ainda neste ano.
Outras duas importantes referências comerciais poderão ser incluídas no Projeto: a Rua Oriente, cujo projeto básico será contratado pela subprefeitura da Mooca, e a Rua 25 de Março, ainda na fase de consulta junto aos comerciantes.
Ao potencializar as vocações já estabelecidas nessas ruas, a gestão municipal pretende estimular a economia e o turismo local e tornar os espaços públicos mais dinâmicos, seguros, atraentes e acolhedores, ampliando o número de visitantes e beneficiando os pedestres e comerciantes locais.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]