No menu items!
15.2 C
São Paulo
sexta-feira, 31 outubro, 2025

Violência contra o idoso: São Paulo registra mais de 121 mil casos no 1º semestre

Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, são um alerta para o junho violeta, mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa.

Neste mês, acontece a campanha do junho violeta, com intuito de conscientizar a população para o combate à violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o estado de São Paulo registrou mais de 121 mil casos de violência contra o idoso e 20 mil denúncias entre janeiro e junho deste ano.

Os dados apontam um aumento de 13% no número de denúncias de violência contra o idoso, comparado com o primeiro semestre de 2023. O que impressiona, é que grande parte dos maus tratos são cometidos por membros da família da vítimas, com casos que vão desde agressão física e moral, até a estupro.

Renato Henrique Rehder, coordenador do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, fala do receio de denunciar em função do agressor ser um parente. “Muitos idosos sofrem de violência durante o convívio com os familiares por necessidade de receber uma rede de apoio nesta idade, porém, nem sempre a atenção e zelo é realizada de forma adequada. Há uma legislação que é responsável pelo direito do idoso, em que ele, ou qualquer outra pessoa, pode fazer denúncias”.

Além de buscar por um advogado, a pessoa poderá denunciar por diversos meios, entre eles: a Polícia Militar (190) ou Civil (197), o Disque 100 e canais eletrônicos. Ademais, órgãos como o Ministério Público, mais específico a Promotoria de Justiça com atribuição em matéria do Idoso, podem ser procurados para defesa dos direitos difusos e coletivos dessa classe.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Quando a desatenção é mais que distração

Por Dr. Gilberto Ferlin Muitos pais e educadores já se...

Desigualdade de renda ainda é a principal barreira para a segurança alimentar no Brasil

Renda domiciliar é o principal fator que impede o acesso pleno à alimentação Uma nota de política econômica do Centro de Pesquisa em Macroeconomia das...

Com 8 piscinões em construção e outros 6 entregues, gestão prioriza combate às enchentes em todas as regiões da cidade

Conjunto de reservatórios integra série de obras da Prefeitura para aumentar a resiliência frente às mudanças climáticas Quando a chuva cai forte, o que antes...

Quando a desatenção é mais que distração

Por Dr. Gilberto Ferlin Muitos pais e educadores já se depararam com a dúvida: será que a criança está apenas distraída ou desinteressada, ou existe...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.