No menu items!
25.8 C
São Paulo
sexta-feira, 9 maio, 2025

Prefeitura cria categorias de táxi, anuncia sorteio de alvarás e de novas vagas em pontos

Decreto do prefeito Ricardo Nunes institui táxi Executivo e Acessível e possibilita utilização de veículos pick-up. Sorteio de vagas inclui ponto do Aeroporto de Congonhas

O prefeito Ricardo Nunes assinou, no dia 20 de abril, um decreto que cria duas novas categorias de táxi, possibilita a utilização de pick-ups no serviço, e que atualiza a regulamentação dessa atividade de transporte, de forma a torná-la ainda mais segura, confortável e com mais opções de escolha para os passageiros.

Sorteios
A gestão municipal irá promover o sorteio de 3.698 vagas em 1.198 pontos de táxi em todas as regiões da cidade, inclusive no Aeroporto de Congonhas, para onde haverá o sorteio de 26 vagas. Serão sorteados 3.330 alvarás de estacionamento de táxi, sendo as licenças remanescentes dos últimos editais de sorteio, realizados no ano passado. As datas e as regras dos sorteios, além das categorias que terão licenças ofertadas, serão divulgadas posteriormente.

Serviço Executivo
A criação da nova categoria Executivo se deu em virtude da demanda de um segmento dos taxistas que atende majoritariamente ao público corporativo e seus respectivos eventos. De acordo com o decreto, táxis dessa categoria devem ter, no máximo, cinco anos de fabricação; possuir cor preta e ter, no mínimo, quatro portas e capacidade máxima de até sete passageiros.

Serviço Acessível
O Decreto institui formalmente o táxi Acessível como categoria e disciplina as normas específicas para condutores e veículos que desejam integrar essa modalidade. Até então, os táxis acessíveis faziam parte da categoria Comum e uma portaria de 2008 estabelecia os critérios de adaptação para o táxi se adequar ao transporte de pessoas com deficiência.

Pick-ups
Com o objetivo de ampliar a diversidade de marcas e modelos de veículos que prestam o serviço de táxi e seguindo os critérios de atualidade, segurança e conforto aos usuários, o decreto permite que caminhonetes/pick-ups sejam utilizadas no serviço. A medida atende a um pedido da própria categoria, que solicitava a possibilidade de inclusão de pick-ups como táxis para que a caçamba desses veículos fosse disponibilizada para passageiros transportarem com maior facilidade itens como bagagens de viagens e compras, dentre outros.

Portarias complementares do DTP
O Departamento de Transportes Públicos (DTP) publicará portarias complementares detalhando as demais características específicas que forem estabelecidas para cada uma das categorias de táxi e também caberá ao departamento homologar quais os modelos de veículos que poderão ser utilizados pelos condutores em cada modalidade.

Atualização da regulamentação do serviço
O decreto, ainda, atualiza alguns pontos da regulamentação do serviço de táxi, como as regras para emissão do Cadastro Municipal de Condutores de Táxi (Condutax), e cria a permissão de administração de pontos livres de táxi.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Domingão Tarifa Zero chega a 500 dias, 215 milhões de passagens gratuitas e tem aprovação de 97,5% da população

Pesquisa mostra satisfação dos passageiros com programa da Prefeitura...

Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil

Meta é pôr fim à transmissão da doença no...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes...

Domingão Tarifa Zero chega a 500 dias, 215 milhões de passagens gratuitas e tem aprovação de 97,5% da população

Pesquisa mostra satisfação dos passageiros com programa da Prefeitura de São Paulo que amplia acesso ao lazer e aos bens culturais da cidade O Domingão...

Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil

Meta é pôr fim à transmissão da doença no país até 2035 Um dos grandes entraves para a eliminação da malária é a falta de...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes que aumenta o risco de graves doenças nos olhos O Brasil tem 16,6 milhões de diabéticos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.