Crianças, jovens e adultos podem se inscrever presencialmente a partir de 4 de janeiro
Animação 3D, grafite, dublagem e guitarra serão algumas das linguagens descobertas pelas novas turmas das Trilhas e Ateliês das Fábricas de Cultura das zonas norte e sul de São Paulo, Diadema e Osasco. A partir de 4 de janeiro estarão abertas as inscrições para essas e demais formações das Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela OS Poiesis. No 1º semestre de 2024 serão oferecidas mais de 8 mil vagas para quase 400 cursos, todos gratuitos.
Os interessados poderão se inscrever nos ateliês de criação, que duram um semestre e acontecem duas vezes por semana, e nas trilhas de produção, que duram de dois a quatro meses e ocorrem uma vez por semana. Há opções para todas as idades, a partir dos 6 anos, com encontros nos períodos da manhã, tarde e noite.
Para se tornar aprendiz das Fábricas de Cultura é necessário apresentar RG e comprovante de residência – no caso de crianças e adolescentes, os responsáveis precisam apresentar a documentação – na unidade do curso de interesse. No caso de estudantes, só é possível se inscrever nos cursos em contraturno escolar.
As aulas terão início no dia 6 de fevereiro, terça-feira. Todos os materiais necessários para as aulas são oferecidos pelas unidades. Os interessados podem se inscrever até 45 dias depois do início das aulas ou até o preenchimento das turmas. Todas as Fábricas de Cultura oferecem opções nas linguagens de Circo, Dança, Música, Teatro, Artes Visuais, Literatura e Escrita Criativa, Tecnologia e outros. Há ainda opções de cursos, de curta duração, com início nos meses de março, abril e maio. As trilhas de produção têm, em média, 20 vagas cada, enquanto os ateliês de criação têm, em média, 25 vagas.
Na Fábrica de Cultura Capão Redondo, o Ateliê de Canto Adulto busca oferecer as técnicas para brincar com a própria voz, descobrir a diversidade de sons do corpo e desenvolver a expressão vocal. Os encontros serão realizados às terças e quintas, das 18h às 20h45. A formação, que terá início no dia 6/02, é indicada para maiores de 16 anos. Para quem gosta de trabalhar com arte e tecnologia, a Trilha de Videogame Fliperama ensinará a construir este tipo de jogo que se popularizou nos bairros periféricos nos anos 1990.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]