No menu items!
19.2 C
São Paulo
sexta-feira, 18 outubro, 2024

Novembro Azul conscientiza sobre os cuidados com a saúde do homem

Desafio é alertar e promover a cultura da prevenção entre a população masculina


Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, doença que causa uma morte a cada 38 minutos no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Além das ações de prevenção e combate sobre o tema, as atenções neste período também se voltam para a conscientização sobre os cuidados gerais com a saúde física e mental masculina, orientando para o autocuidado como rotina.

Os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso porque, entre outros motivos, eles procuram menos os serviços de saúde, condição que colabora para que muitas doenças sejam diagnosticadas somente em estágio avançado, dificultando o tratamento e as chances de cura.

Para estimular mudanças de hábitos de vida e comportamentais, em 2016, o município de São Paulo implantou a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (PMAISH). A diretriz principal é de promoção, prevenção e cuidados integrais na faixa etária entre 20 e 59 anos.

De acordo com o Inca, o câncer de próstata é a segunda doença com maior incidência entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o de pele não-melanoma. Por isso, sintomas como dificuldade de urinar, vontade de urinar mais vezes ao longo do dia ou durante à noite, sangue na urina ou no sêmen devem acender um alerta para o tumor maligno. Vale ressaltar que a maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

O atendimento começa na Unidade Básica de Saúde (UBS), que é a porta de entrada para os serviços da rede municipal, e conta com um conjunto de ações dividido em cinco eixos temáticos promovendo uma Atenção Integral à Saúde do Homem: Acesso e acolhimento: incentivar o homem a procurar assistência médica e estabelecer vínculos; Saúde sexual e reprodutiva: fazer abordagem integral à saúde do homem e ações integrais para prevenção e controle de infecções sexualmente transmissíveis (IST); Paternidade e cuidado: sensibilizar o pai sobre a importância do estabelecimento do vínculo afetivo com os filhos em todos os momentos; Doenças prevalentes na população masculina: realizar busca ativa/atendimento e exames preventivos para a promoção do autocuidado; Prevenção de Violências e Acidentes: desenvolver ações de prevenção contra violências e acidentes envolvendo a população masculina.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

A importância da alimentação para a saúde mental: como os hábitos alimentares podem transformar o bem-estar

Saúde mental e alimentação caminham juntas, impactando diretamente o...

Vida financeira está entre os principais motivos para a busca por um psicólogo

Impacto das questões relacionadas a dinheiro e endividamento não...

Unisa Santo Amaro recebe congresso sobre longevidade e bem-estar

Evento acontece até 19 de outubro com médicos e...

A importância da alimentação para a saúde mental: como os hábitos alimentares podem transformar o bem-estar

Saúde mental e alimentação caminham juntas, impactando diretamente o nosso humor e qualidade de vida. Nos últimos anos, o impacto da alimentação no bem-estar emocional...

Vida financeira está entre os principais motivos para a busca por um psicólogo

Impacto das questões relacionadas a dinheiro e endividamento não podem ser ignorados e respostas comportamentais merecem atenção Cuidar das finanças é também cuidar da saúde...

Unisa Santo Amaro recebe congresso sobre longevidade e bem-estar

Evento acontece até 19 de outubro com médicos e especialistas de diversas áreas A Universidade Santo Amaro (Unisa), em parceria com a Associação Cristã de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui