No menu items!
15.7 C
São Paulo
domingo, 31 agosto, 2025

Frente Parlamentar é lançada com foco no combate ao tráfico de pessoas

Diversos órgãos públicos, juntos, podem buscar instrumentos e soluções para esse crime


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lançou, nesta quinta-feira (26), a Frente Parlamentar de Defesa à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Humanos, em Especial Mulheres e Crianças. O grupo suprapartidário será conduzido pela deputada estadual Valéria Bolsonaro (PL).

Citando o filme O Som da Liberdade como uma das motivações para a criação dessa frente, a deputada comentou que espera obter o maior número de dados possíveis sobre o tema, a partir de grupos de trabalhos, para que um protocolo possa ser criado, com o objetivo de instrumentar os aparelhos do estado, bem como divulgar estas ações a toda a sociedade civil.

“É essa convocação que eu faço hoje, aqui, pra todos vocês. Nós temos aqui uma missão, de salvarmos as nossas famílias, que são a base de tudo. (…) Eu estou aqui ao lado de cada um de vocês. (…) Ninguém faz nada sozinho e agora eu conto com cada um de vocês”, salientou a deputada.

Participando por meio de videochamada, o deputado federal Mário Frias (PL) firmou seu compromisso e engajamento com a pauta e trouxe alguns números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o parlamentar, entre 2019 e 2021, foram mais de 200 mil desaparecidos no país, sendo que as principais vítimas são os adolescentes. “Não é uma pauta partidária. É uma pauta que nos atinge no seio familiar”, declarou.

A promotora de Justiça do MP-SP, Fabíola Sucasas Negrão Covas, trouxe exemplos de casos reais e explicou como a internet funciona como uma maneira de aliciamento. Também comentou que, para se falar em preservação e repressão ao tráfico humano, é preciso políticas públicas eficientes. “Tem que investir muito na educação e na capacitação”, alertou.

Também presente no encontro, Patrícia Danieli Salute, assessora da Secretaria de Justiça e Cidadania, agradeceu o convite e colocou a Pasta à disposição desta Frente Parlamentar. Indicou, ainda, que “o Estado conta com um núcleo de enfrentamento ao tráfico de pessoas, atuante desde 2009”.

Texto: Thais Carrapatoso – Foto: Rodrigo Romeo


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Como a tecnologia transformou o atendimento às mulheres vítimas de violência em São Paulo

De filas intermináveis e acolhimento precário a rede de atenção com aplicativo, tornozeleiras e salas online “Alô. Aqui é da Polícia Militar. Sua tornozeleira eletrônica...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.