No menu items!
27.6 C
São Paulo
quarta-feira, 5 novembro, 2025

ARTIGO | O impacto da Inteligência Artificial na educação

A utilização da Inteligência Artificial (IA) vem se consolidando em diversos setores da economia. Para se ter uma ideia, segundo o estudo “Trust in Artificial Intelligence”, desenvolvido pela consultoria KPMG, 56% da população brasileira demonstra aceitação com relação às tecnologias artificiais.

No segmento educacional, isto não poderia ser diferente. Atualmente, as instituições de ensino já dispõem de serviços e plataformas educacionais com o uso de IA, a fim de gerar uma aprendizagem ainda mais personalizada por parte dos estudantes e extrair dados valiosos que colaboram para a otimização desse processo.

No campo docente, sempre foi explícito a necessidade de enxergar cada estudante em sua individualidade, mas nem sempre foi possível. A possibilidade que se tem hoje, por meio da IA, de contar com parâmetros muito fidedignos do perfil do corpo discente, permite aos professores elaborarem trilhas de aprendizagem específicas de forma instantânea, aplicando-as em atividades, provas e simulados online.

Esta utilização também transforma a própria dinâmica de aprendizado do estudante, que pode acompanhar e fazer a gestão de seu próprio estudo, ganhando autonomia para intensificar seus esforços onde possui mais vulnerabilidade, adaptando-se ao conteúdo do curso e avançando de acordo com o seu próprio ritmo.

A capacidade da Inteligência Artificial em analisar conjuntos de dados educacionais que incluem o desempenho dos estudantes, as taxas de retenção, os resultados de avaliações, bem como as interações nas práticas pedagógicas, podem apoiar as instituições de ensino a identificarem padrões e tendências. a fim de entender o que pode ser aprimorado em seus currículos e métodos.

No entanto, quando se trata da coleta e análise de dados dos estudantes, a IA pode ser desafiadora, uma vez que, em determinados casos, ameaça a privacidade individual e isso envolve não apenas os dados acadêmicos, mas também informações comportamentais e biométricas.

Em suma, de uma maneira ou de outra, a Inteligência Artificial na educação já é uma realidade. Por este motivo, é preciso que as instituições de ensino se adequem e estejam preparadas para extrair os melhores frutos dessa tecnologia.

Graziele Cestarolli Ortega é Analista de Tecnologia Educacional da Rede de Colégios Santa Marcelina


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Subprefeitura de Santo Amaro realiza Operação São Paulo Limpa na Praça Encantada

Praça recebeu serviços de varrição, poda, pintura e limpeza...

Subprefeitura de Santo Amaro e AENA Brasil firmam parceria para revitalizar passarela próxima ao Aeroporto de Congonhas

Projeto prevê obras de retrofit, instalação de câmeras, adequações...

Prefeitura de São Paulo inicia obras de espaços exclusivos para motoboys e entregadores

Primeira unidade, entre as avenidas Paulista e Doutor Arnaldo,...

Subprefeitura de Santo Amaro realiza Operação São Paulo Limpa na Praça Encantada

Praça recebeu serviços de varrição, poda, pintura e limpeza em geral Na última segunda-feira (27), a Subprefeitura de Santo Amaro realizou a Operação São Paulo...

Subprefeitura de Santo Amaro e AENA Brasil firmam parceria para revitalizar passarela próxima ao Aeroporto de Congonhas

Projeto prevê obras de retrofit, instalação de câmeras, adequações elétricas, manutenção civil, elétrica, de elevadores, limpeza e vigilância Parceria com a AENA Brasil, administradora do...

Prefeitura de São Paulo inicia obras de espaços exclusivos para motoboys e entregadores

Primeira unidade, entre as avenidas Paulista e Doutor Arnaldo, contará com estrutura moderna e deve ser inaugurada até dezembro A Prefeitura de São Paulo deu...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.