Intenção é reduzir o déficit policial no Estado que, no caso da PM, gira em torno de 14%
O governador Tarcísio de Freitas nomeou, na última quinta-feira (15), 1.179 candidatos aprovados no concurso de soldado de 2ª classe da Polícia Militar. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado e se refere ao edital 1/22. A lista dos nomeados pode ser conferida na íntegra no caderno Executivo seção II.
A próxima etapa será a posse dos aprovados. Em seguida, os nomeados farão o Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, na Escola Superior de Soldados “Coronel PM Eduardo Assumpção” (ESSd). Esse é mais um passo para a redução do déficit policial no Estado que no caso da Polícia Militar é em torno de 14%.
O curso de formação
Com duração de um ano, o curso dos futuros soldados terá 2,6 mil horas de aulas, que abordarão disciplinas como Direitos Humanos, Criminalística, Tiro Defensivo pela Preservação da Vida, Defesa Pessoal, Inteligência Policial, Psicologia, Medicina Legal, Doutrina de Polícia Comunitária, entre outras.
Atualmente, a ESSd conta com mais de 1,5 mil soldados já em formação, sendo que uma turma com 105 integrantes se formou na sexta-feira (16).
Além dos atuais nomeados, há um concurso em andamento para mais 2,7 mil vagas, com previsão de término para dezembro deste ano. Outras 5,4 mil vagas estão autorizadas para dois novos editais, sendo cada um com 2,7 mil.