No menu items!
21.2 C
São Paulo
sexta-feira, 9 maio, 2025

ARTIGO | Como a manutenção da taxa Selic impacta positivamente na busca pelo consórcio

Apesar das pressões para queda da Selic e das discussões da proposta de arcabouço fiscal, que busca conter o crescimento da dívida pública, o boletim Focus, divulgado em meados de abril, mostra que o mercado ainda projeta uma taxa de 12,5% ao final de 2023, e que o Comitê de Política Monetária (Copom) deverá manter a taxa no atual nível de 13,75%.

De acordo com os dados do relatório de acompanhamento fiscal da Instituição Fiscal Independente (IFI), diante deste cenário, as linhas de crédito consideradas “ruins” e “caras” foram as que mais cresceram em janeiro deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, apontando que a busca por crédito se torna cada vez mais difícil e burocrática.

Diante deste momento econômico incerto, muitas pessoas passaram a considerar o consórcio como a melhor opção para a compra de bens. Diferente do financiamento, que possui taxas de juros atreladas ao índice, a modalidade é mais vantajosa, justamente pela ausência de juros em sua contratação e por ser uma compra programada.

Essa constatação pode ser percebida nos dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC), que mostram que de janeiro a março deste ano, as vendas de novas cotas atingiram 999,40 mil, ao avançar 12,8% sobre as 886,34 mil de adesões do mesmo período de 2022.

Estamos em um momento extremamente positivo para os interessados em adquirir consórcio. A modalidade se apresenta como uma das melhores saídas para o acesso democrático ao crédito, principalmente com a alta consecutiva da Selic nos últimos anos. Ela é capaz de oferecer o parcelamento integral do bem, sem juros nem entrada; possibilidade do pagamento de parcelas reduzidas; poder de compra à vista após a liberação do crédito; variedade de créditos e prazos, agilidade na liberação do crédito dentre outras características positivas.

Por último, mas não menos importante, está o auxílio da modalidade no que se refere ao planejamento financeiro dos consorciados. Ao estabelecer pagamentos mensais, a pessoa assume um compromisso e consegue ter uma noção mais clara de quanto tempo precisará economizar para realizar o seu projeto, podendo contar sempre com a ajuda de consultores da modalidade neste processo de planejamento.

Por Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes...

Como o trabalho temporário abre portas para jovens sem experiência no mercado de trabalho

Por Marcelo de Abreu O primeiro emprego é um desafio...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes que aumenta o risco de graves doenças nos olhos O Brasil tem 16,6 milhões de diabéticos...

Rede Municipal de Ensino da capital atende mais de 1 milhão de estudantes com serviços desde alimentação até transporte escolar

Números refletem a grandiosidade de uma das maiores Redes Municipais de Ensino da América Latina Manter a permanência e a aprendizagem de mais de 1...

Como o trabalho temporário abre portas para jovens sem experiência no mercado de trabalho

Por Marcelo de Abreu O primeiro emprego é um desafio para muitos jovens brasileiros já que a falta de experiência, junto com as altas exigências...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.