No menu items!
21.1 C
São Paulo
domingo, 22 dezembro, 2024

Entenda os perigos à população masculina das doenças cardiovasculares

Hábitos pouco saudáveis, tabagismo e o abuso do uso de álcool potencializam os problemas no coração entre este público


O mês de novembro é realizado a campanha Novembro Azul, que visa alertar especialmente para a prevenção do câncer de próstata. Entretanto, durante todo o ano a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Área Técnica de Saúde do Homem, informa e previne a população masculina sobre outras doenças tão graves quanto os tumores, entre elas as cardiovasculares.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares (DCV) são as principais razões de óbitos no mundo. No Brasil, respondem por 30% das mortes, principalmente entre os homens. Estas doenças consistem em disfunções – congênitas ou provocadas – no coração e nos vasos sanguíneos. Entre as DCV mais comuns estão: cardiopatia congênita; arritmia cardíaca (alterações nos batimentos cardíacos); insuficiência cardíaca; pressão alta; ataque cardíaco (infarto); aneurisma de aorta abdominal; miocardite; angina.

Existem fatores genéticos que contribuem para o surgimento destas doenças, mas um dos que mais afeta a saúde do coração é a manutenção de hábitos de vida pouco saudáveis. Em geral, homens que mantêm uma dieta inadequada, negligenciam a prática de atividades físicas, são tabagistas e fazem consumo exagerado de álcool têm uma tendência maior a desenvolver as DCV.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Câmara Municipal recebe horta modelo do programa Sampa+Rural

Espaço tem mais de 2,1 mil m² e será utilizado para ações de capacitação e conscientização sobre alimentação saudável e segurança alimentar A Horta da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui