No menu items!
27.1 C
São Paulo
quinta-feira, 5 fevereiro, 2026

São Paulo se torna uma das cidades mais preparadas para o 5G no país

A cidade de São Paulo figura entre as primeiras posições no ranking das Cidades Amigas do 5G divulgado na terça-feira (8) pela Conexis Brasil Digital. O prêmio reconhece as ações dos municípios para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade. Atualmente a capital paulista está na 7ª posição, o que representa uma melhora de 84 posições comparando com o ranking do ano anterior.

São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Jacareí (SP), Joinville (SC), João Pessoa (PB), Ponta Grossa (PR) e Chapecó (SC) completam a lista das 10 mais preparadas. O levantamento, contratado pela Conexis, foi realizado pela consultoria Teleco.

Entre os pontos que destacam as mais bem classificadas no ranking estão: autorização para instalação em até 60 dias; prazo de validade da licença não inferior a 10 anos; Balcão Único: as solicitações são feitas em um único órgão da prefeitura; processos e documentação claramente definidos; valores das taxas de licenciamento razoáveis e condizentes com custo do processo de licenciamento.

O ranking Cidades Amigas do 5G substitui o ranking Cidades Amigas da Internet e se alinha à chegada da nova tecnologia ao país. Em outubro o 5G iniciou a operação em todas as capitais brasileiras, antes mesmo do prazo fixado pela Anatel. O próximo passo é a implantação do 5G nas cidades acima de 500 mil habitantes e nas regiões metropolitanas.
No ano passado a cidade de Uberlândia liderou o ranking e Porto Alegre foi a capital mais bem colocada.
Além da adequação da legislação municipal à Lei Geral de Antenas, o levantamento também avaliou a burocracia enfrentada pelas empresas para instalar antenas como, por exemplo, a necessidade de fazer a solicitação em mais de um órgão municipal; o prazo para a instalação e o custo.

“Ter uma legislação moderna é o primeiro passo para a expansão da conectividade, mas é preciso mais que uma lei atual, as cidades precisam desburocratizar o processo e fazer análises rápidas dos pedidos. Essa adequação é essencial para a expansão do 5G, que vai exigir de 5 a 10 vezes mais antenas que o 4G”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cidades são laboratórios para reinventar a agenda do clima

Por Luiz Augusto Pereira de Almeida Ante a falta de...

Inscrições abertas para curso gratuito de design sustentável com foco em reciclagem de plástico em São Paulo

Alunos aprenderão técnicas de design aplicadas ao plástico com abordagem inovadora que une sustentabilidade, design e criação de produtos Estão abertas as inscrições para o...

Cidades são laboratórios para reinventar a agenda do clima

Por Luiz Augusto Pereira de Almeida Ante a falta de progressos no cumprimento do Acordo de Paris e no quesito fundamental da eliminação dos combustíveis...

Viaturas elétricas da GCM da capital evitam emissão de 243 toneladas de CO₂ na atmosfera

Iniciativa, que equivale ao plantio de 10 mil árvores, integra ações municipais de descarbonização, que incluem 1.149 ônibus elétricos e caminhões a biometano As viaturas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.