No menu items!
25.1 C
São Paulo
domingo, 5 maio, 2024

Benefícios e cuidados para musculação na terceira idade

Musculação sem dúvidas é benéfica para todas as pessoas que já têm uma idade avançada, no entanto é bom tomar alguns cuidados com o corpo


A musculação na terceira idade ajuda muito as pessoas que querem ter um envelhecimento saudável, pois preserva a independência funcional e interrompe os declínos das fibras musculares que encolhem em número e tamanho (causando atrofia) deixando-as menos sensíveis às mensagens do sistema nervoso central, além de vários outros benefícios que citaremos. Portanto, é preciso estar consciente que apesar de saudável, é preciso estar atento a alguns problemas que podem surgir devido à algumas dificuldades adquiridas pelo corpo devido a idade, e devem ser tratados para que não evoluam para algo pior.

Ao nos referirmos sobre longevidade, estamos também nos referirmos a viver mais com qualidade, e não meramente aumentarmos nosso tempo de vida. Temos que viver nosso limite de idade tirando máximo proveito.

Para idosos que estão com problemas de excesso de peso devido ao sedentarismo e alimentação não saudável por exemplo, é importante que procure exercícios. A questão emocional também é beneficiada, pois com o bem-estar em ordem, eleva-se a autoestima.

Outros benefícios incluem a melhora do equilíbrio (correndo menos risco de quedas); combate à sarcopenia (perda muscular devido ao envelhecimento); prevenção de doenças musculoesqueléticas; metabólicas; ósseas; cardiovasculares; do sistema nervoso central; mentais; respiratórias; alívio das dores e melhora do sistema imunológico.

Além disso, a prática de exercícios reduz os sinais de envelhecimento no nível celular, ajudando a pessoa a se sentir mais jovem

Cuidados

Para que não desenvolvam problemas enquanto mantém a rotina de exercícios, é necessário que os treinos tenham acompanhamento de um personal trainer, pois este irá elaborar e supervisionar cada indivíduo de acordo com o histórico clínico e necessidade de cada um. Também é imprescindível uma boa alimentação, com dieta balanceada e uma boa hidratação.

Antes de iniciar a rotina de exercícios, é necessário procurar um médico para avaliar se não haverá alguma restrição. Além de aumentar a flexibilidade, alongamentos são importantes para se evitar desconfortos e lesões. Aquecer os músculos no início dos treinos também é importante, assim como fazer exercícios de relaxamento ao finalizar.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | A execução penal e a saída temporária no Brasil

A aplicação das penas restritivas de liberdade tem como finalidade primeira constituir castigo legal ao condenado para que ele se compenetre do erro que...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui