No menu items!
22.2 C
São Paulo
quarta-feira, 19 novembro, 2025

Excesso de açúcar pode causar tontura e zumbido, alertam especialistas

Oscilações na glicemia afetam o ouvido interno e podem desencadear sintomas como vertigem, sensação de ouvido tampado e chiado constante

O açúcar em excesso não impacta apenas o peso ou o metabolismo — ele também pode interferir na audição e no equilíbrio. De acordo com a otorrinolaringologista Dra. Milena Quadros, especialista em Otoneurologia e Eletrofisiologia do Hospital Paulista, o consumo exagerado de doces pode estar relacionado a sintomas como tontura, zumbido e sensação de ouvido tampado, especialmente em pessoas mais sensíveis às variações de glicose no sangue.

“Quando ingerimos muito açúcar, o organismo libera insulina para reduzir a glicose circulante. Essa oscilação — o sobe e desce do açúcar no sangue — pode alterar o equilíbrio dos líquidos e sais minerais dentro do ouvido interno. Com isso, o funcionamento das células sensoriais da cóclea e do labirinto fica comprometido, provocando sintomas auditivos e de equilíbrio”, explica a médica.

Essas alterações metabólicas, conhecidas como desregulação glicêmica e osmótica, afetam diretamente a endolinfa, o fluido responsável pelo bom funcionamento do ouvido interno. Em casos de hiperglicemia (açúcar alto), há aumento da concentração de glicose nesses líquidos, o que prejudica a atuação das células responsáveis pela audição e pela estabilidade corporal. Já os episódios de hipoglicemia reacional — quando o açúcar cai rapidamente após um pico — reduzem o aporte de energia ao sistema nervoso, provocando tontura, fraqueza e até intensificação do zumbido.

Com o tempo, condições crônicas como diabetes mal controlado, resistência à insulina e dislipidemias também comprometem a microcirculação do ouvido interno, reduzindo sua oxigenação e favorecendo o surgimento dos sintomas.

Segundo a Dra. Milena, há grupos de risco que merecem atenção especial: “Pessoas com diabetes, síndrome metabólica, enxaqueca ou doença de Menière são mais suscetíveis. Em quem já tem distúrbios do labirinto, qualquer desequilíbrio metabólico — inclusive o do açúcar — pode piorar os sintomas.”

Outros fatores, como alimentação irregular, jejuns prolongados, consumo excessivo de café, álcool e doces, além do estresse, também podem provocar oscilações glicêmicas e desencadear crises de tontura.

A boa notícia é que a alimentação equilibrada é uma poderosa aliada na prevenção. “O ideal é manter a glicemia estável ao longo do dia, evitando longos períodos sem comer e reduzindo o consumo de açúcares simples e ultraprocessados. Priorizar carboidratos integrais, proteínas magras, frutas, verduras e fibras ajuda a manter o açúcar no sangue mais constante”, orienta a especialista.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Startup brasileira quer estender garantia da bateria de elétricos e híbridos com serviço pioneiro no mundo

Programa será pioneiro em oferecer assistência permanente para EVs...

Prefeitura entrega terceira etapa do Parque Linear Cantinho do Céu, no Grajaú

Foram investidos mais de R$ 9 milhões em obras...

Startup brasileira quer estender garantia da bateria de elétricos e híbridos com serviço pioneiro no mundo

Programa será pioneiro em oferecer assistência permanente para EVs em todo o país A E-Forth, nova startup brasileira criada pelos empresários Ricardo Ceruli, Cassio Ceruli...

Prefeitura recicla 10 toneladas de óleo em mais uma ação de preservação ao meio ambiente

Arrecadação do produto usado é feita nos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional do município em parceria com a Viva Terra Em mais uma ação...

Prefeitura entrega terceira etapa do Parque Linear Cantinho do Céu, no Grajaú

Foram investidos mais de R$ 9 milhões em obras de urbanização, lazer e meio ambiente no entorno da represa Billings A Prefeitura de São Paulo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.