No menu items!
31.3 C
São Paulo
sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Programa Mananciais vai plantar miniflorestas nos parques das represas Guarapiranga e Billings

Parque Prainha Pabreu, na Billings, será o primeiro a receber a ação prevista para ser realizada na Zona Sul a partir de novembro

O início do plantio de miniflorestas nos parques das represas Guarapiranga e Billings, na Zona Sul da capital, pelo Programa Mananciais, está previsto para ser realizado a partir do mês de novembro. A ação foi definida após a Prefeitura firmar acordo com a ONG Formigas-de-Embaúba, em maio. O Parque Prainha Pabreu, na Billings, será o primeiro a receber a ação.

O projeto em ambas as represas é voltado ao público infantil. Seu objetivo  é conscientizar as novas gerações sobre os efeitos das mudanças climáticas, aliar educação ambiental e ações práticas de regeneração ecológica, contribuindo para ampliar as áreas verdes arborizadas da cidade de São Paulo.

O Prainha Pabreu terá papel fundamental na validação da iniciativa, pois experiências anteriores da ONG ocorreram principalmente em escolas. A expectativa é que, comprovada a efetividade do projeto, novas áreas verdes também sejam contempladas.

O Acordo de Cooperação nº 01/2025 foi realizado por meio das secretarias Executiva do Programa Mananciais, Verde e Meio Ambiente (SVMA) e Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA). A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente ficou responsável por conduzir o projeto nos parques municipais implantados pelo Programa Mananciais nas orlas das duas represas. Oferece apoio técnico na seleção de espécies, arborização urbana e cumprimento da legislação ambiental vigente.

A articulação de parcerias estratégicas com órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, além de organismos multilaterais, para impulsionar ações integradas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ficou a cargo da SECLIMA.

Etapas

O cronograma de trabalho começou com visitas técnicas realizadas pelas equipes do Programa Mananciais em diversas áreas de atuação. Na região da represa Billings foram visitados o Cantinho do Céu, o Pabreu e o Jardim Apurá. Já na Guarapiranga ocorreram no Jardim Ângela, Vila do Sol, Vila Nordestina e Chácara Flórida. Na sequência, reuniões de alinhamento definiram o Parque Prainha Pabreu como o primeiro local a receber uma minifloresta.

As miniflorestas têm papel essencial na educação ambiental ao promover, de forma prática, a relação entre seres humanos e natureza. Para as crianças, essa vivência direta com a terra, as plantas e os animais criam um vínculo afetivo com o meio ambiente — um aprendizado que estimula atitudes mais sustentáveis e conscientes no futuro.


SUGESTÕES DE PAUTA:[email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Menopausa começa antes dos sintomas clássicos e muitas mulheres não percebem

Ginecologista alerta que irritabilidade e lapsos de memória podem sinalizar fase de transição muito antes das ondas de calor Ao contrário do que dita o...

Atividades físicas sem orientação, rotina intensa e mochilas escolares aumentam casos de lombalgia

A dor lombar crônica, já reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de incapacidade no mundo, afeta mais de 619...

Programa Fique em Dia: prefeitura oferece condições especiais para regularização de débitos em dívida ativa

O Fique em Dia é um programa criado pela Prefeitura de São Paulo com a finalidade de oferecer oportunidades para que pessoas físicas e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.