Com investimento de mais de R$ 12 milhões, unidade tem capacidade para 256 crianças em período integral
A Prefeitura de São Paulo inaugurou na última segunda-feira (18) a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cora Coralina, na Vila Inglesa, região de Cidade Ademar, zona sul. Com investimento de mais de R$ 12 milhões, a nova unidade tem capacidade para 256 crianças de 4 e 5 anos em período integral e é a 40ª escola entregue pela gestão desde 2023.
O prefeito Ricardo Nunes destacou que a unidade será a primeira bilíngue da rede municipal. “A Cora Coralina será o ponto de partida para ampliarmos esse projeto e permitir que nossas crianças tenham contato com o inglês e outras línguas desde cedo”, afirmou.
A escola foi construída no mesmo terreno da antiga unidade, demolida após interdição da Defesa Civil em 2020. Agora, a comunidade recebe um espaço moderno, sustentável e acessível, com brinquedoteca, parque, cozinha, secretaria e salas amplas. O prédio ainda conta com reuso da água da chuva e placas solares para aquecimento.
Para a diretora da escola, Adriana Cecília Kroll Vázquez, trata-se de uma conquista coletiva: “Foram anos de luta da comunidade. Hoje temos um espaço seguro, moderno e integral, que muda a realidade das famílias da região”, disse.
O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, reforçou o compromisso da cidade com a primeira infância. “Desde a primeiríssima infância garantimos às famílias o acesso às creches, que pelo quinto ano consecutivo seguem com fila zerada. E nas EMEIs nossas crianças trilham caminhos de oportunidade, aprendizado e desenvolvimento”, destacou.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, ressaltou o impacto social da obra: “Investir em educação é investir no futuro da cidade. Esta entrega representa dignidade para as famílias e novas oportunidades para nossas crianças, que terão acesso a um ensino de qualidade em tempo integral.”
Desde 2023, a Prefeitura já entregou 25 CEIs, 2 CEMEIs, 7 EMEIs, 3 EMEFs e 3 CEUs. Em 2025, já foram inauguradas 12 novas unidades.
A escola homenageia a escritora goiana Cora Coralina (1889–1985), símbolo de perseverança e da cultura popular brasileira.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]