No menu items!
19.9 C
São Paulo
quarta-feira, 13 agosto, 2025

Agosto Verde Claro alerta para o risco dos linfomas

Brasil registrará cerca de 15.120 novos casos da doença por ano

O mês de agosto ganha um tom especial com a campanha Agosto Verde Claro, dedicada à conscientização sobre os linfomas — um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, parte fundamental da defesa do organismo. A iniciativa foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e mobiliza a sociedade para a doença, seus sintomas e a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registrará cerca de 15.120 novos casos de linfoma por ano, entre 2023 e 2025. Isso representa uma parcela significativa dos 704 mil casos de câncer anuais previstos no país no período estipulado, excluindo o câncer de pele não melanoma. Cerca de 70% desses casos ocorrem nas regiões Sul e Sudeste.

Os linfomas se desenvolvem quando os linfócitos, células do sistema linfático – que tem a função de retirar impurezas da circulação -, sofrem mutações e passam a se multiplicar de forma descontrolada. Eles são divididos em dois grupos principais: Linfoma de Hodgkin, caracterizado pela presença das células de Reed-Sternberg e propagação ordenada, e Linfoma não-Hodgkin, que apresenta múltiplos subtipos e pode ter evolução rápida ou lenta.

Sintomas que merecem atenção:

  • Febre persistente, principalmente à tarde;
  • Suor noturno excessivo;
  • Perda de peso inexplicada;
  • Inchaço indolor nos gânglios linfáticos (ínguas), especialmente no pescoço, axilas e virilha;
  • Tosse, falta de ar e desconfortos abdominais, dependendo da localização do linfoma.

Segundo o hematologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, Felipe Magalhães Furtado, ao perceber os primeiros sintomas, especialmente as alterações dos gânglios, é requerido do paciente exames como a imunofenotipagem, além de estudo anamopatológico e imonohistoquímico, oferecidos pelo Sabin, e que podem diagnosticar o linfoma.

“O tempo é precioso nesses casos”, alerta o hematologista. A identificação da doença nos estágios iniciais aumenta significativamente as chances de cura. Segundo ele, “há linfomas de progressão tão lenta que dispensam tratamento. Mas, ao surgirem os sintomas, especialmente o inchaço dos gânglios, é essencial procurar um especialista”, afirma o médico.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Equipamentos de Saúde da Prefeitura oferecem atendimento para urgências odontológicas

Serviços como UPAs, AMAs, PSs e UBSs contam com equipes preparadas para atender a população gratuitamente Urgências odontológicas são situações que, embora não potencializem o...

UPAs da Prefeitura recebem aprovação de 74% da população, aponta pesquisa IPESPE

Avaliação positiva é alta em todas as faixas de idade, escolaridade e renda As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede municipal de saúde têm...

Prefeitura abre temporada de 700 apresentações artísticas gratuitas em todas as regiões da cidade

Primeira série do projeto Fluxo SP – Expressões em Movimento leva circo e teatro a equipamentos culturais municipais A Prefeitura de São Paulo inicia entre...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.