No menu items!
28.3 C
São Paulo
quinta-feira, 12 fevereiro, 2026

Inadimplência em condomínios cresce no País

Renegociação de contratos e uso de tecnologias ajudam a equilibrar o caixa e manter a qualidade no condomínio

Manter um condomínio funcionando não é barato e a inadimplência agrava o problema: quando muitos deixam de pagar, os adimplentes precisam cobrir o rombo no caixa com taxas extras. O número de protestos por dívidas condominiais mais que triplicou nos últimos quatro anos no Brasil. Segundo o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), foram 4.885 registros em 2020, contra 15.320 em 2024, uma alta de mais de 200%. No primeiro trimestre de 2025, já foram contabilizados 6.266 protestos por inadimplência.

Para lidar com um cenário de recursos escassos, síndicos têm adotado medidas estratégicas para cortar gastos sem afetar a qualidade dos serviços. Renegociar contratos com fornecedores e revisar periodicamente o orçamento são práticas cada vez mais comuns. “Investir em manutenção preventiva e adotar tecnologias como portaria remota, sensores inteligentes ou gestão digital também têm mostrado bons resultados na redução de custos”, afirma Mayhara Magley, CEO da Advance Garantidora, a partir de um levantamento entre as dezenas de condomínios que a empresa atende.

A manutenção preventiva evita despesas emergenciais mais caras. Um exemplo prático é a revisão do sistema hidráulico, que pode prevenir vazamentos que exigiriam trocas de tubulações, pintura e até mesmo ressarcimentos. O mesmo vale para elevadores e portões automáticos, cuja manutenção regular reduz panes e chamadas emergenciais.

Além da contenção de gastos, o uso inteligente dos recursos também passa pelo incentivo ao consumo consciente de água e energia por parte dos moradores. “Educar os condôminos financeiramente é uma estratégia importante para evitar inadimplência e promover um ambiente mais sustentável no condomínio”, complementa Mayhara.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O abuso das canetas emagrecedoras, as redes sociais e o sofrimento psíquico

Por Ramon Marcelino Se 2025 teve um medicamento símbolo, ele...

Carnaval de Rua 2026 terá postos médicos com estrutura de mini-hospital

Unidades reproduzem o funcionamento de uma UPA e estão...

O abuso das canetas emagrecedoras, as redes sociais e o sofrimento psíquico

Por Ramon Marcelino Se 2025 teve um medicamento símbolo, ele se chama Mounjaro. Onipresente nas redes sociais e nas conversas cotidianas, tornou-se também o mais...

Carnaval de Rua 2026 terá postos médicos com estrutura de mini-hospital

Unidades reproduzem o funcionamento de uma UPA e estão preparadas para atendimentos de urgência e emergência A Prefeitura de São Paulo preparou uma ampla estrutura...

Capital registra 2,9 milhões de empregos com carteira assinada em 2025 e bate recorde histórico de contratações

Esse é o maior volume da série do Novo Caged e foram criadas mais de 101 mil vagas formais A cidade de São Paulo registrou...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.