No menu items!
25 C
São Paulo
sábado, 26 abril, 2025

Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis

Talha-Mar vai substituir Biguá II trazendo mais comodidade aos passageiros

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e da SPTrans, incluiu uma embarcação nova para operar no Aquático-SP. O Talha-Mar passa a fazer parte da frota de barcos que fazem a travessia entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas, na Represa Billings.

O barco entrou em operação para substituir o Biguá II, que estava no Aquático-SP desde o início da operação assistida em maio de 2024. Além de ser uma embarcação totalmente nova, o Talha-Mar possui 48 assentos, ampliando a oferta de lugares e a capacidade de transporte dos passageiros, já que o Biguá II possuía apenas 30 assentos.

O Talha-Mar também conta com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicleta e cadeira de rodas, além de dois motores de popa a diesel, exclusivos no Brasil. Os demais barcos Bororé e Santo Amaro, com capacidade para transportar 60 passageiros, e Biguá I, que comporta 30 pessoas, continuam operando normalmente.

Os barcos do AQUÁTICO-SP são novos e produzidos especialmente para o transporte de passageiros. Além disso, foram aprovados em vistoria da Marinha.

Entre os itens da embarcação, destaca-se os coletes e botes salva-vidas, para uso em casos de emergência, com orientação dos marinheiros da embarcação, sob o comando do(a) Capitão(ã) Piloto.

A tripulação é treinada e está preparada para atendimento aos passageiros em diversas situações. Em dias de chuva intensa, o serviço poderá ficar indisponível temporariamente.

Aquático-SP

O Aquático-SP é o primeiro transporte hidroviário público de São Paulo que opera na represa Billings, Zona Sul, e beneficia moradores dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira. O modal de transporte faz o trajeto entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas num percurso de 5,6 quilômetros em cerca de 17 minutos, enquanto de ônibus a duração é de 1h20. O horário de funcionamento do Aquático-SP é de segunda-feira a domingo, das 5h às 21h. A integração com os ônibus é feita por duas linhas criadas para facilitar o acesso aos novos terminais: 606C/10 Circular – Cantinho do Céu e 627M/10 Mar Paulista – Term. Santo Amaro.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Inscrições para o Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal 2025 estão abertas até 26 de junho

Poderão participar somente projetos inéditos, incluindo continuações ou ampliações O Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal 2025, promovido pela Câmara Municipal de São...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.