No menu items!
15.2 C
São Paulo
terça-feira, 1 julho, 2025

Diabetes afeta cérebro

Cientistas da Universidade de Michigan publicaram o artigo “Association between brain health outcomes and metabolic risk factors in persons with diabetes” (Associação entre os resultados de saúde do cérebro e fatores de risco metabólicos em pessoas com diabetes), estudo que descobriu que quanto mais tempo uma pessoa tem diabetes tipo 2, maior a probabilidade de mudanças no cérebro.

Os pesquisadores analisaram dados de 51 pessoas de meia-idade da comunidade indígena Pima dos Estados Unidos com diabetes tipo 2. Fizeram uma série de testes de memória e linguagem desenvolvidos pelos Institutos Nacionais de Saúde, bem como ressonância magnética, para determinar a relação entre diabetes, cognição e estrutura cerebral.

A demência é uma epidemia global com 57 milhões de casos estimados em todo o mundo em 2019, um número que deverá aumentar para 152 milhões até 2050. Esse aumento pode ser parcialmente atribuído ao aumento da prevalência mundial de diabetes tipo 2 e obesidade, pois os estudos sugerem que diabetes e obesidade estão associadas ao comprometimento cognitivo e demência.

Os índios Pima têm uma maior prevalência de diabetes tipo 2 com início precoce do que na população em geral. Esses índios também têm maior prevalência de neuropatia, obesidade e hipercolesterolemia, bem como uma maior incidência de doença renal crônica.

As imagens dos cérebros feitas sugerem que os participantes do estudo com diabetes tipo 2 a mais tempo mostraram diminuição da espessura cortical média e dos volumes de massa cinzenta e um maior volume de hiperintensidades da substância branca (associadas ao envelhecimento e a várias doenças, incluindo transtornos cerebrovasculares e demência).

Os pesquisadores também descobriram que as complicações do diabetes, como doença renal crônica e danos nos nervos do coração e dos vasos sanguíneos estão relacionadas a mudanças estruturais no cérebro.

Os pesquisadores ficaram surpresos que a neuropatia, pela qual até 50% das pessoas com diabetes podem ser afetadas, não foi associada à função cognitiva no estudo. Este estudo foi fundamental para a compreensão de como o diabetes afeta a saúde do cérebro. E enfatiza a importância da prevenção do diabetes tipo 2. Um alerta às autoridades públicas.

Mario Eugenio Saturno (http://fb.com/Mario.Eugenio.Saturno ) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou A...

Animais silvestres recebem cuidados especiais para enfrentar a frente fria em SP

Cetras-SP reforça ações de conforto térmico e alimentação para...

Com mais de 22 mil atendimentos, Prefeitura registra recorde nas tendas da Operação Baixas Temperaturas 2025

Foram distribuídos 79.017 itens, como sopas, pães, chás, chocolates...

Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou A indústria brasileira criou 910,9 mil vagas de emprego no acumulado de 2019 a 2023. Esse...

Animais silvestres recebem cuidados especiais para enfrentar a frente fria em SP

Cetras-SP reforça ações de conforto térmico e alimentação para proteger bichos resgatados do tráfico ou de situações de risco Com a chegada da onda de...

Com mais de 22 mil atendimentos, Prefeitura registra recorde nas tendas da Operação Baixas Temperaturas 2025

Foram distribuídos 79.017 itens, como sopas, pães, chás, chocolates quentes, cobertores, entre outros A Prefeitura de São Paulo realizou 22.733 atendimentos nas dez tendas da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.