No menu items!
18.8 C
São Paulo
terça-feira, 29 abril, 2025

5 mitos e verdades sobre o mercado livre de energia

Nesse novo cenário, os consumidores têm a oportunidade de escolher um varejista habilitado na CCEE e negociar diretamente com as comercializadoras

Desde janeiro de 2024, uma mudança significativa no setor energético brasileiro vem gerando debates e despertando curiosidades: a abertura do mercado livre de energia para consumidores de alta tensão com demanda superior a inferior a 500 kW. Com essa nova possibilidade, mais de 19 mil consumidores decidiram migrar para o mercado livre de energia no primeiro trimestre, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Nesse novo cenário, os consumidores têm a oportunidade de escolher um comercializador varejista habilitado na CCEE, responsável pela gestão e negociação de energia. Mas, afinal, o que é mito e o que é fato sobre esse mercado em ascensão? Joana Waldburger, diretora-executiva da TYR Energia, esclarece alguns mitos e verdades sobre o assunto:

1- Redução de até 40% na conta de energia? Verdade!

Uma das maiores vantagens do mercado livre de energia é a possibilidade de negociar diretamente com as comercializadoras, o que pode resultar em significativas reduções nos custos. Empresas que migraram para esse mercado já relataram economias expressivas, algumas alcançando até 40% de redução em suas contas de energia.

2- É possível escolher fornecedores de energia renovável? Verdade!

No mercado livre, a liberdade de escolha se estende também à fonte da energia. Empresas preocupadas com a sustentabilidade têm a oportunidade de optar por comercializadoras que oferecem energia proveniente de fontes renováveis.

3- É preciso aguardar até 180 dias para concluir o processo de migração para o mercado livre? Verdade!

O processo de migração ocorre num prazo de até seis meses. Mas alguns fatores, como a análise da viabilidade econômica e o encerramento contratual com a distribuidora, podem fazer com que esse prazo seja ultrapassado.

4- Consumidores residenciais já podem participar! Mito!

A adesão ao mercado livre de energia só está disponível para consumidores de alta tensão.

5- A migração para o mercado livre fará com que eu seja desconectado da distribuidora? Mito!

Ao migrar para o mercado livre de energia, você não será desconectado da distribuidora de energia elétrica. A distribuidora continuará sendo responsável pela entrega da energia até o ponto de conexão da unidade consumidora. No mercado livre, a comercializadora será responsável por fornecer a energia elétrica, enquanto a distribuidora continuará responsável pela manutenção, leitura do medidor e pela resolução de problemas relacionados à entrega física da energia.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeito concretiza linha de crédito de US$ 100 milhões com Banco da China para aquisição de mais ônibus elétricos

Ricardo Nunes está missão oficial à China e ao Japão, onde terá uma agenda para a troca de experiências O prefeito Ricardo Nunes concretizou na...

Desafios e Inovações no Tratamento da Doença de Parkinson no Brasil: um Olhar Atual e Futuro

Por Dr Augusto Coelho A Doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa crônica e multissistêmica, cujo diagnóstico se baseia em sinais motores, como lentidão de...

Sucesso do Smart Sampa atrai rede privada de segurança e número de câmeras particulares chega a 5,7 mil

Nos últimos cinco meses, o número de câmeras particulares teve um aumento de 40%; a maioria pertence a condomínios O sucesso do Smart Sampa tem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.