No menu items!
24.3 C
São Paulo
sábado, 14 setembro, 2024

5 mitos e verdades sobre o mercado livre de energia

Nesse novo cenário, os consumidores têm a oportunidade de escolher um varejista habilitado na CCEE e negociar diretamente com as comercializadoras

Desde janeiro de 2024, uma mudança significativa no setor energético brasileiro vem gerando debates e despertando curiosidades: a abertura do mercado livre de energia para consumidores de alta tensão com demanda superior a inferior a 500 kW. Com essa nova possibilidade, mais de 19 mil consumidores decidiram migrar para o mercado livre de energia no primeiro trimestre, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Nesse novo cenário, os consumidores têm a oportunidade de escolher um comercializador varejista habilitado na CCEE, responsável pela gestão e negociação de energia. Mas, afinal, o que é mito e o que é fato sobre esse mercado em ascensão? Joana Waldburger, diretora-executiva da TYR Energia, esclarece alguns mitos e verdades sobre o assunto:

1- Redução de até 40% na conta de energia? Verdade!

Uma das maiores vantagens do mercado livre de energia é a possibilidade de negociar diretamente com as comercializadoras, o que pode resultar em significativas reduções nos custos. Empresas que migraram para esse mercado já relataram economias expressivas, algumas alcançando até 40% de redução em suas contas de energia.

2- É possível escolher fornecedores de energia renovável? Verdade!

No mercado livre, a liberdade de escolha se estende também à fonte da energia. Empresas preocupadas com a sustentabilidade têm a oportunidade de optar por comercializadoras que oferecem energia proveniente de fontes renováveis.

3- É preciso aguardar até 180 dias para concluir o processo de migração para o mercado livre? Verdade!

O processo de migração ocorre num prazo de até seis meses. Mas alguns fatores, como a análise da viabilidade econômica e o encerramento contratual com a distribuidora, podem fazer com que esse prazo seja ultrapassado.

4- Consumidores residenciais já podem participar! Mito!

A adesão ao mercado livre de energia só está disponível para consumidores de alta tensão.

5- A migração para o mercado livre fará com que eu seja desconectado da distribuidora? Mito!

Ao migrar para o mercado livre de energia, você não será desconectado da distribuidora de energia elétrica. A distribuidora continuará sendo responsável pela entrega da energia até o ponto de conexão da unidade consumidora. No mercado livre, a comercializadora será responsável por fornecer a energia elétrica, enquanto a distribuidora continuará responsável pela manutenção, leitura do medidor e pela resolução de problemas relacionados à entrega física da energia.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui