No menu items!
14.2 C
São Paulo
segunda-feira, 22 julho, 2024

5 dicas para otimizar tempo na hora da prova do ENEM

Especialista orienta estratégias e técnicas de gestão do relógio e como lidar com questões difíceis


Está se aproximando o dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), esse é um dos momentos mais decisivos na vida de muitos estudantes que almejam ingressar no ensino superior e que se preparam ao longo do ano para alcançar uma boa nota na prova. Entretanto, às vezes, por nervosismo ou má gestão de tempo na hora não consegue realizar todas as questões com êxito.

Pensando em auxiliar os estudantes para um gerenciamento inteligente do tempo no dia da prova, a coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, Meri Helen Gouveia Santos, elencou cinco dicas e estratégias inteligentes de gestão do relógio para esse momento, assim como técnicas para lidar com questões desafiadoras, confira.

Planeje seu tempo. Antes de iniciar a prova, faça um plano de quanto tempo você pretende dedicar a cada uma das quatro áreas de conhecimento. Isso ajuda a garantir que você não gaste muito tempo em uma seção e deixe outras negligenciadas.

Comece com o que sabe. Ao iniciar a prova, comece pelas questões que você tem mais confiança em responder. Isso ajuda a ganhar confiança e economizar tempo precioso para as questões mais desafiadoras.

Não fique parado em questões difíceis. Encontrou uma questão que parece impossível de responder? Não perca tempo, pule para a próxima e retorne para ela mais tarde, se possível. Ficar preso em uma questão difícil pode prejudicar seu desempenho geral.

Leitura eficiente. Leia as questões com atenção, mas evite leituras demoradas. Saiba identificar as informações-chave nos textos e questões, economizando tempo e melhorando sua compreensão.

Reserve tempo para revisão. Não esqueça de reservar alguns minutos no final da prova para revisar suas respostas. Erros simples podem ser evitados com uma revisão rápida.

Além das estratégias de gerenciamento de tempo, manter a calma e a concentração durante a prova do ENEM é fundamental para um bom desempenho. “Quando sentir que está ficando nervoso ou ansioso, faça algumas respirações profundas e lentas para acalmar os nervos”, orienta a professora.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Os impactos das redes sociais na formação de crianças e adolescentes

Com alguns cuidados simples é possível fazer o uso equilibrado e responsável dessas tecnologias O uso excessivo de celular e redes sociais pode ter diversos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui