No menu items!
19.3 C
São Paulo
sexta-feira, 3 outubro, 2025

35 anos do CDC: garantindo direitos e fortalecendo o consumidor

Por Luiz Orsatti Filho

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) transformou profundamente a relação entre cidadãos e empresas no Brasil. Ao longo de 35 anos, consolidou-se como uma das legislações mais modernas e respeitadas do mundo, garantindo equilíbrio, transparência e proteção ao consumidor. Em 11 de setembro de 2025, celebramos essa lei fundamental para a cidadania e para a construção de um mercado mais justo.

Neste aniversário, o Colegiado Nacional de Procons Estaduais realizou uma consulta inédita sobre o conhecimento da população a respeito do CDC. O resultado confirma o que percebemos no dia a dia: os brasileiros conhecem seus direitos e reconhecem a importância dos Procons. Entre 2 e 9 de setembro, 1.252 pessoas foram ouvidas em todas as regiões do país. 86% afirmaram conhecer o CDC, e 67% declararam ter “bastante” ou “algum” conhecimento sobre seus direitos.

Em São Paulo, o índice chega a 95%, evidenciando a eficácia das ações de orientação do Procon-SP. Além disso, 75% já recorreram ao órgão para resolver problemas de consumo, mostrando a confiança da população e o reconhecimento da relevância do trabalho contínuo de fiscalização, mediação e orientação.

O CDC surgiu em 1990 para equilibrar uma relação historicamente desigual entre consumidores e empresas. Desde então, acompanhamos transformações profundas: a revolução digital, o comércio eletrônico, a economia de aplicativos, novos meios de pagamento e os desafios da inteligência artificial, sempre mantendo a proteção do consumidor como prioridade.

O Procon-SP foi decisivo na consolidação dessa cultura de respeito, por meio de fiscalização, mediações coletivas e individuais, criação de plataformas digitais de atendimento e campanhas de conscientização que levaram o CDC para além dos gabinetes e tribunais. Mas conhecimento precisa se transformar em efetividade. É nosso papel intensificar a fiscalização, ampliar canais de atendimento, modernizar a regulação e dialogar com fornecedores, promovendo relações equilibradas e um mercado justo para todos.

Celebrar os 35 anos do CDC é também olhar para o futuro: o comércio digital trouxe facilidades, mas também riscos, como golpes virtuais e uso inadequado de dados pessoais, que exigem articulação com a LGPD. Um consumidor informado e consciente é nosso maior aliado na construção de um mercado justo, seguro e responsável.

Reafirmo meu compromisso — e o de toda a equipe do Procon-SP — em proteger, orientar e educar, certos de que a defesa do consumidor continuará sendo um pilar sólido da cidadania no Brasil.

Luiz Orsatti Filho é diretor-executivo do Procon-SP


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Conheça o trabalho dos emergencistas do Samu 192 de São Paulo

Especialidade médica se destaca pelo raciocínio rápido e tomada...

Pediatras alertam para aumento de autoagressão entre adolescentes

Acolhimento da família, escola e serviços de saúde é...

Conheça o trabalho dos emergencistas do Samu 192 de São Paulo

Especialidade médica se destaca pelo raciocínio rápido e tomada de decisão Os emergencistas são os responsáveis pelo manejo inicial e pela estabilização do paciente até...

Pediatras alertam para aumento de autoagressão entre adolescentes

Acolhimento da família, escola e serviços de saúde é fundamental A cada 10 minutos, pelo menos um caso de autoagressão envolvendo adolescentes com idade entre...

Moradores pedem revitalização arbórea na Praça Manoel Filizola de Albuquerque, em Santo Amaro

Espaço já revitalizado em 2016 é mantido por moradores e pode ganhar novo cuidado com apoio da Subprefeitura A Praça Manoel Filizola de Albuquerque, localizada...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.