23% dos trabalhadores apresentam sintomas de burnout, revela pesquisa da WTW

O levantamento revelou que mulheres, pessoas do grupo LGBTq+, e trabalhadores envolvidos em produção estão entre os mais vulneráveis ao esgotamento

O esgotamento profissional, conhecido como burnout, tem se tornado uma questão crítica no mercado de trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela WTW, consultoria e corretora global especializada em gestão de riscos, 23% dos trabalhadores entrevistados relatam níveis elevados de estresse relacionados ao trabalho. O levantamento, que ouviu cerca de mil profissionais de diferentes setores, revelou que o esgotamento impacta diretamente no bem-estar integrado, afetando a saúde física, emocional e financeira.

O estudo da WTW também aponta que:

  • 3 em cada 10 profissionais se sentem esgotados no trabalho, esses possuem 2,6 vezes mais probabilidades de se sentirem solitários e 2 vezes mais dificuldade em seguir o plano para melhorar as finanças.
  • A condição afeta principalmente as mulheres, integrantes do grupo LBGBTQIAP+ e trabalhadores envolvidos em produção ou atividades manuais.
  • Cerca de 28% dos entrevistados acreditam que maior flexibilidade no trabalho, incluindo a possibilidade de trabalho remoto, pode ser uma solução eficaz para ajudar a gerenciar o esgotamento.
  • Colaboradores esgotados têm menos probabilidade de focar em seu bem-estar, como práticas de bem-estar físico e bem-estar emocional.

O burnout foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como síndrome ocupacional crônica em 2022, caracterizado por sintomas como exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

JORNAL VER A CIDADE – ANO 7 – EDIÇÃO 261 – São Paulo, 29 de agosto a 04 de setembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_ver_a_cidade_ano_7_edi_o_261_s_o_pau

JORNAL UNICIDADE – ANO 4 – EDIÇÃO 191 – São Paulo, 29 de agosto a 04 de setembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_unicidade_ano_4_edi_o_191_s_o_paulo_

Além do pré-natal: 5 vacinas importantes para as gestantes

Manter a caderneta de vacinação em dia durante a...

JORNAL VER A CIDADE – ANO 7 – EDIÇÃO 261 – São Paulo, 29 de agosto a 04 de setembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_ver_a_cidade_ano_7_edi_o_261_s_o_pau

JORNAL UNICIDADE – ANO 4 – EDIÇÃO 191 – São Paulo, 29 de agosto a 04 de setembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_unicidade_ano_4_edi_o_191_s_o_paulo_

Além do pré-natal: 5 vacinas importantes para as gestantes

Manter a caderneta de vacinação em dia durante a gravidez é uma forma de proteger mãe e bebê  Entre os cuidados que envolvem a chegada...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui