No menu items!
18.2 C
São Paulo
terça-feira, 6 janeiro, 2026

Violência aumenta risco de internação psiquiátrica entre jovens

Estudo foi feito pela Fiocruz Bahia e Universidade de Harvard

Crianças, adolescentes e jovens com baixa renda, vítimas de violência, têm cinco vezes mais risco de precisar de uma internação psiquiátrica, de acordo com estudo realizado pela Fiocruz Bahia em parceria com a Universidade de Harvard. Quando são analisadas apenas crianças, o risco aumenta para sete vezes. As taxas de incidência de hospitalização também apresentaram grande disparidade. Entre jovens vítimas de violência interpessoal foi de 80,1 por 100 mil pessoas ao ano, enquanto entre não vítimas foi de 11,67 a cada 100 mil.

O estudo utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares, referentes a internações voluntárias ou não, e também do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

A pesquisadora associada ao Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz Bahia Lidiane Toledo disse que em todas as faixas etárias o registro prévio de notificação de violência foi o principal fator associado ao risco de internação psiquiátrica. “Jovens com condições socioeconômicas mais desfavoráveis também apresentaram maior risco de internação psiquiátrica”.

A pesquisadora ressalta ainda que apesar da internação oferecer um suporte clínico importante em casos graves, ela está associada a riscos de autolesão, suicídio e reinternações, e também a prejuízos em outras áreas da vida, como a interrupção dos estudos. Por isso, segundo a pesquisadora, o estudo defende abordagens focadas na prevenção da violência nas escolas, nas comunidades e nas famílias, como programas que ensinem habilidades parentais positivas e responsáveis, e habilidades sociais que ajudem as crianças e adolescentes a lidar com a raiva, resolver conflitos e enfrentar desafios.

Com informações de Agência Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura divulga cronograma de atividades de empreendedorismo para o início do ano

A rede de coworkings TEIA oferece espaços e atividades...

Onda de calor e alta de 60% no consumo de água ameaçam abastecimento

Previsão de chuvas abaixo do esperado e pressão sobre...

Estilo de vida leva jovens de até 30 anos apresentarem risco cardíaco

Adultos entre 18 a 39 anos, 7,3% já apresentam...

Prefeitura divulga cronograma de atividades de empreendedorismo para o início do ano

A rede de coworkings TEIA oferece espaços e atividades de capacitação gratuitas para empreendedores que desejam expandir seus negócios A rede TEIA, da Ade Sampa,...

Onda de calor e alta de 60% no consumo de água ameaçam abastecimento

Previsão de chuvas abaixo do esperado e pressão sobre os mananciais reforçam a necessidade de redução no consumo de água A intensa onda de calor...

Estilo de vida leva jovens de até 30 anos apresentarem risco cardíaco

Adultos entre 18 a 39 anos, 7,3% já apresentam hipertensão, diz estudo Homens jovens entre 20 e 30 anos já estão apresentando fatores de risco...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.