No menu items!
19.3 C
São Paulo
quarta-feira, 3 dezembro, 2025

Veja dicas para se proteger do sol e evitar insolação

Vermelhidão, dor de cabeça e aumento da temperatura do corpo são alguns dos sintomas

O verão é um período que alegra muitas pessoas. Os dias quentes, acompanhados de muito sol, possibilidade de ir a praia, piscina ou parques deixam os dias mais felizes e a população ganha uma oportunidade de lazer. No entanto, esses dias quentes, especialmente durante as ondas de calor, que estão cada vez mais intensas, podem trazer consigo problemas de saúde como a insolação.

A insolação ocorre quando há o aumento da temperatura do corpo acima da normal, causada pela exposição intensa às radiações solares. Um exemplo clássico é quando um indivíduo vai à praia ou a um parque, onde o ambiente esteja muito quente e fica exposto ao sol intenso de forma excessiva, sem proteção adequada.

Os principais sintomas incluem muita sede, suor, dor de cabeça e, nos casos mais avançados, dificuldade para respirar, tontura e vômito. Além disso, a insolação pode levar à desidratação e também à queimadura solar da pele, com sensação de ardência, presença de vermelhidão e até mesmo formação de bolhas. Por isso, é importante tomar alguns cuidados simples contra o sol, mas que fazem toda a diferença.

  • Evite permanecer longas horas sob exposição ao sol, principalmente em horários mais quentes do dia, entre as 10h e 16h.
  • Em dias de calor intenso, prefira roupas leves, confortáveis e de cores mais claras.
  • Use protetor com fator de proteção solar (FPS) acima de 30, mesmo que você não esteja na praia ou na piscina, pois seu o uso é indispensável também em ambientes urbanos e rurais. Afinal, ele ajuda a proteger a pele dos raios UVB, UVA e luz visível.
  • Se você for à praia, piscina ou parque, procure usar bonés, chapéus ou guarda-sol. É importante criar uma barreira de proteção contra os raios solares.
  • Não espere sentir sede para beber água, se hidrate. Isso ajuda a regular a temperatura corporal e você também pode completar a hidratação com a ingestão de outros líquidos saudáveis como água de coco, sucos e chás em versões naturais e sem açúcar.

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Alimentação saudável: um prato cheio para as empresas

Por Almir Ribeiro Neto A obesidade no Brasil deixou de...

Prefeitura alerta para risco de mais acidentes, com colapso na rede de saúde, e pede suspensão de decisão que libera mototáxi por aplicativo em...

Prefeito Ricardo Nunes afirma que funcionamento sem regulamentação pode ampliar mortes, sobrecarregar hospitais e inviabilizar fiscalização A Prefeitura de São Paulo pediu ao Tribunal de...

São Paulo é eleita para a vice-presidência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas

Secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra, representou a cidade na Assembleia Geral A cidade de São Paulo foi eleita para a vice-presidência de Meio Ambiente...

Alimentação saudável: um prato cheio para as empresas

Por Almir Ribeiro Neto A obesidade no Brasil deixou de ser apenas uma questão individual e se tornou um desafio nacional, com impactos diretos na...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.