No menu items!
11 C
São Paulo
quinta-feira, 3 julho, 2025

Vacina da febre amarela precisa de reforço? Quem deve tomar? Tire suas dúvidas sobre a doença

No estado de São Paulo, já foram confirmados nove casos em humanos, e a vacinação é a forma mais eficaz de evitar a doença

O Estado de São Paulo intensifica, desde o ano passado, as ações de vigilância contra a febre amarela. A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção, e a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da imunização diante do aumento de casos da doença.

Até o momento, foram confirmados nove casos em humanos, sendo um importado, além de cinco óbitos. Quatro casos têm como local provável de infecção o município de Socorro, dois ocorreram em Joanópolis, um em Tuiuti, um segue em investigação e, no caso importado, a infecção aconteceu em Itapeva, Minas Gerais. Nenhum dos pacientes estavam vacinados.

“A vacinação contra a febre amarela já faz parte das nossas estratégias de proteção. Agora, estamos ampliando as ações em todo o estado para reforçar a importância da imunização, que é a principal forma de prevenção. Como a doença tem um comportamento sazonal, as ações de vigilância já vinham sendo intensificadas desde o final do ano passado”, explica Regiane de Paula, coordenadora da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD/SES).

Veja as principais informações sobre a febre amarela:

Quais os sintomas da febre amarela?

Os sintomas iniciais da febre amarela são: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga, e fraqueza.

Como a febre amarela é transmitida?

A febre amarela é transmitida por mosquitos infectados pelo vírus e apresenta dois ciclos de transmissão: silvestre e urbano. No ciclo silvestre, os principais vetores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.

Os primatas não humanos atuam como hospedeiros amplificadores do vírus e também são vítimas da doença, assim como os seres humanos, que, nesse ciclo, são considerados hospedeiros acidentais. No ciclo urbano, a transmissão ocorre pelo Aedes aegypti, caso esteja infectado. No entanto, não há registros de febre amarela urbana no Brasil desde 1940.

Onde tomar a vacina da febre amarela?

A vacina contra a febre amarela integra o calendário de vacinação e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado. A conscientização da população sobre a importância da imunização de rotina é uma medida essencial para prevenir casos graves e proteger a saúde.

Quem pode tomar a vacina da febre amarela?

Atualmente, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda que todas as pessoas não imunizadas em São Paulo recebam a vacina.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

São Paulo e ONU-Habitat lançam plataforma sobre Planos de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos

Conteúdo inclui uma visão abrangente sobre o saneamento básico...

Lei sancionada pelo governador dá à Prefeitura autonomia para proibir mototáxi na cidade de São Paulo

Decisão determina que cada município tem poder para permitir...

São Paulo e ONU-Habitat lançam plataforma sobre Planos de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos

Conteúdo inclui uma visão abrangente sobre o saneamento básico no município Para fortalecer a gestão pública e promover a participação cidadã, a Prefeitura de São...

Profissionais das gerações Z e Millennials tiveram o maior crescimento no uso de medicamentos para saúde mental

Levantamento da Vidalink aponta aumento de 7,9% no número de profissionais da Gen Z que usam o plano de medicamentos para ansiedade e depressão;...

Lei sancionada pelo governador dá à Prefeitura autonomia para proibir mototáxi na cidade de São Paulo

Decisão determina que cada município tem poder para permitir ou vetar o serviço, que já é proibido na capital por decreto municipal O governador Tarcísio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.