No menu items!
22.9 C
São Paulo
quinta-feira, 19 fevereiro, 2026

Vacina contra a dengue não tem conseguido alcançar metas de vacinação

Apenas 25% do público-alvo, que são crianças de 10 a 14 anos, está vacinado com primeira dose

A dengue é um problema conhecido de todos os brasileiros. Já faz parte da nossa cultura vistoriar lugares para que não tenham pontos de água parada e se tornem criadouros do mosquito transmissor da doença, além das campanhas de conscientização.  Ainda sim, não conseguimos vencer este mal. Somente em 2024, foram mais de seis milhões de casos de dengue e 5.972 mortes provocadas pela doença, segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde.

Também em 2024, foi iniciada a campanha de vacinação contra a dengue em crianças de 10 a 14 anos. Contudo, a meta de vacinar 90% do público-alvo está muito abaixo do esperado, com apenas 25% tendo recebido a primeira dose. “É muito preocupante essa baixa cobertura vacinal. As fake news nas redes sociais, falam em malefícios fictícios de uma doença provocada pelas vacinas e não promovendo os benefícios que são comprovados sobre a vacina. Precisamos bolar estratégias para bloquear a disseminação das falsas informações”, afirma a médica Mônica Verdier, Médica de Família e Comunidade da Sami Saúde.

A questão da faixa etária também gera dúvidas na população, como o porquê da escolha de crianças para receber as vacinas primeiro, e não os idosos. “As crianças foram escolhidas para iniciar a vacinação porque é o grupo de maior risco para hospitalização. Uma das hipóteses para essa hospitalização é que, muito provavelmente essas crianças cresceram numa área endêmica para dengue e já entraram em contato com o vírus durante a infância. Quando elas manifestam essa dengue com 10 a 14 anos, já estão em um segundo episódio da doença, que costuma ser mais grave”, explica a doutora.

Na terça-feira (25), o governo federal anunciou a possibilidade da vacinação em massa da população a partir de 2026. O imunizante de produção 100% nacional será aplicado conforme a capacidade de produção do laboratório. Enquanto a vacina não chega para todos, a solução é combater a reprodução do mosquito, não deixando locais para acúmulo de água. A vacinação das crianças também ajuda, diminuindo a hospitalização. As vacinas são aplicadas pelo SUS nas UBS e AMAs.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Ação integrada leva acolhimento e oportunidades às pessoas em situação de rua na Avenida Roberto Marinho

Iniciativa reuniu saúde, assistência social e trabalho para ampliar...

Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras

Agência orienta para que uso seja feito com acompanhamento...

Ação integrada leva acolhimento e oportunidades às pessoas em situação de rua na Avenida Roberto Marinho

Iniciativa reuniu saúde, assistência social e trabalho para ampliar o atendimento à população em situação de rua A Subprefeitura de Santo Amaro realizou na última...

Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras

Agência orienta para que uso seja feito com acompanhamento médico A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta de farmacovigilância sobre os riscos...

Prefeitura realiza obras de revitalização em 17 conjuntos habitacionais como etapa de regularização de moradia popular

Intervenções beneficiam mais de 4 mil famílias em diferentes regiões da capital e investimentos ultrapassam R$ 25 milhões A Prefeitura de São Paulo realiza um...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.