No menu items!
27.4 C
São Paulo
sexta-feira, 17 maio, 2024

Utilizando aplicativo, ação de Saúde Preventiva reduz em 44% número de usuários com pressão alta

Iniciativa é realizada de forma híbrida, ou seja, aliando tecnologia com o envolvimento de profissionais de variadas áreas


Variadas pesquisas vêm atestando que softwares de auxílio à saúde são relevantes, notadamente quando usados de forma híbrida, ou seja, combinando tecnologia com o envolvimento de profissionais. Foi o que ocorreu recentemente por meio da Plataforma Saúde Preventiva (PSP), criada pela Sinerji e utilizada pela Unimed-Assis (SP). Conforme os últimos dados analisados, abrangendo este ano e 2023, caiu 44% o número de usuários com pressão alta, na Casa di Conti, um dos estabelecimentos que aderiu à iniciativa. No local, 865 beneficiários compuseram a coleta de informações em 2024.
A Plataforma Saúde Preventiva reúne várias ferramentas de software para informatizar, automatizar e gerenciar ações e programas relacionados ao assunto. Uma delas é o “Saúde em Dia” — um aplicativo para uso em celulares pelos beneficiários dos planos de saúde conveniados com a Plataforma.
Enfermeira responsável pela Medicina Preventiva daquela cooperativa de trabalho médico, Juliana Pires explicou como tudo funciona: a equipe de enfermeiros da Unimed-Assis vai até a empresa, faz a coleta de sangue dos colaboradores para exames laboratoriais e a avaliação antropométrica, com mensuração de peso, altura e dobras cutâneas. As informações são inseridas no aplicativo, que calcula os riscos e iniciativas necessários para ações futuras de cuidado com o colaborador.
Dependendo da comorbidade detectada, os colaboradores são direcionados a programas de Medicina Preventiva adequados ao caso deles, que tratam de forma conjunta o controle de doenças como diabetes e pressão alta, a exemplo do “Doce Vida” e do “Vida Ativa”.
Ampliando a visão
Para Alex, dessa forma, é possível ter uma visão geral da saúde da empresa. “Antes do aplicativo, as ações eram realizadas, mas tudo de forma manual, em planilhas e papel. Hoje, com a digitalização das informações, o processo é muito mais rápido e eficiente. É possível criar um histórico e avaliar a evolução da saúde desse colaborador”, relatou.
Dentre as funções do aplicativo, que pode ser acessado em smartphones ou pelo computador, estão o acesso a um plano personalizado de cuidados de acordo com as condições do paciente, acompanhamento de consultas, acesso a exames, registro automático de presença em atividades de saúde preventiva e plano de refeições personalizado feito por nutricionistas.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

O texto garante salas de acolhimento exclusivas para mulheres vítimas de violência nos serviços de saúde conveniados ou próprios do SUS O presidente Luiz Inácio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui