No menu items!
16.8 C
São Paulo
quarta-feira, 26 novembro, 2025

Uso de colírios sem prescrição médica pode gerar problemas oculares

A automedicação é um risco à saúde


Um estudo realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), em 2022, constatou que cerca de 89% da população do Brasil se automedica. O principal vilão? São os analgésicos! Mas também há outro “queridinho” dos brasileiros: os colírios, que apesar de parecerem inofensivos, podem ser perigosos.

Para o oftalmologista e cirurgião ocular, Dr. Fabrício Perino, a forma mais correta é utilizar com recomendação. Porém, hoje em dia, nem sempre é isso que acontece. É um risco, pois são muitos e direcionados para inúmeros problemas diferentes”, alerta o médico.

Nas farmácias, existem diversas tipagens de colírios, mas as principais são os anti-inflamatórios, anestésicos, descongestionantes, hiperósmoticos, lubrificantes e antibióticos. Segundo Perino, os que mais vendem com receituário médico são os antibióticos, pois há regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como tentativa de minimizar o surgimento de bactérias super-resistentes e para incentivar a ida ao especialista.

Poucos sabem, mas desta lista, os antibióticos são um dos mais prejudiciais à saúde. O uso excessivo, seja na dosagem ou na frequência, pode causar irritação e gerar resistência bacteriana, caso o paciente precise pode não fazer mais o efeito desejado. Já os lubrificantes são os que menos causam mal, pois servem para lavar e fazer a limpeza dos olhos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

IPVA 2026: veja datas de pagamento e como obter desconto

Pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores começa...

Temos o que celebrar no Dia Mundial do Saneamento?

Por Elzio Mistrello Estabelecido pela ONU em 2013 para ampliar...

IPVA 2026: veja datas de pagamento e como obter desconto

Pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores começa em 12 de janeiro O Governo de São Paulo liberou o novo calendário para pagamento do...

Parque público mais antigo da cidade, Jardim da Luz será requalificado com investimento de R$ 20 milhões

Anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes durante as comemorações pelos 200 anos da área Um dos parques mais frequentados da capital, com 2 milhões...

Temos o que celebrar no Dia Mundial do Saneamento?

Por Elzio Mistrello Estabelecido pela ONU em 2013 para ampliar a conscientização sobre a crise global de saneamento e a necessidade de ações urgentes, o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.