No menu items!
28 C
São Paulo
sexta-feira, 3 outubro, 2025

Unesco chama atenção para qualidade das refeições escolares no mundo

Relatório defende uso de alimentos frescos e monitoramento nutricional

Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgado neste mês de setembro reforça a importância de melhorar a qualidade das refeições servidas nas escolas. Apesar de quase metade das crianças no mundo ter acesso à alimentação escolar, a organização alerta que ainda não há atenção suficiente ao valor nutricional dos alimentos oferecidos.

O documento defende que é necessário priorizar refeições equilibradas, preparadas com produtos frescos e acompanhadas de ações de educação alimentar. Também mostra que as refeições escolares podem aumentar em até 9% as matrículas e em 8% a frequência escolar, além de melhorar o desempenho pedagógico.

O relatório alerta para a relação direta entre falta de monitoramento e alta da obesidade infantil, que mais do que dobrou desde 1990, ao mesmo tempo em que cresce a insegurança alimentar global.

A publicação “Educação e nutrição: aprender a comer bem”, produzida em parceria com o Consórcio de Pesquisa para Saúde e Nutrição Escolar, destaca que em 2022 quase um terço das refeições escolares não contou com a participação de nutricionistas no planejamento. Apenas 93 dos 187 países avaliados tinham normas para regular alimentos em escolas — e só 65% deles controlavam a venda de produtos em cantinas e máquinas automáticas.

“A Unesco entende que a maior oferta de alimentos in natura pode passar por maior valorização da agricultura familiar e da cultura local. É uma questão de identidade regional, de valorização do pequeno agricultor, de manter o recurso na comunidade e fazer a economia circular na região. Tudo isso com base em uma alimentação saudável”, diz Lorena Carvalho, oficial de projetos do setor de educação da Unesco no Brasil.

Com informações de Agência Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Conheça o trabalho dos emergencistas do Samu 192 de São Paulo

Especialidade médica se destaca pelo raciocínio rápido e tomada...

Pediatras alertam para aumento de autoagressão entre adolescentes

Acolhimento da família, escola e serviços de saúde é...

Conheça o trabalho dos emergencistas do Samu 192 de São Paulo

Especialidade médica se destaca pelo raciocínio rápido e tomada de decisão Os emergencistas são os responsáveis pelo manejo inicial e pela estabilização do paciente até...

Pediatras alertam para aumento de autoagressão entre adolescentes

Acolhimento da família, escola e serviços de saúde é fundamental A cada 10 minutos, pelo menos um caso de autoagressão envolvendo adolescentes com idade entre...

Moradores pedem revitalização arbórea na Praça Manoel Filizola de Albuquerque, em Santo Amaro

Espaço já revitalizado em 2016 é mantido por moradores e pode ganhar novo cuidado com apoio da Subprefeitura A Praça Manoel Filizola de Albuquerque, localizada...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.