No menu items!
31.3 C
São Paulo
terça-feira, 26 novembro, 2024

TSE autoriza participação de observadores nas eleições de outubro

Atuação contribui para transparência e integridade do pleito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou na segunda-feira (26) a participação de quatro entidades como observadoras das eleições municipais que irão acontecer em outubro. A atuação de missões independentes é uma medida de praxe que ocorre em todas as eleições brasileiras. O objetivo é dar meios para que a sociedade civil fiscalize as eleições e trazer mais lisura ao pleito.

Com a decisão, as quatro entidades que irão acompanhar todo o processo são: o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a Transparência Eleitoral Brasil e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) poderão verificar todas as etapas do pleito e deverão emitir um relatório de trabalho no final das eleições.

Segundo o TSE, a atuação de entidades observadoras contribui para confirmar a transparência e a integridade das eleições brasileiras.

“A atuação das missões de observação eleitoral nacional no acompanhamento do processo eleitoral e das eleições de outubro próximo demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral com a total transparência, além da garantia da lisura, da segurança e da integridade do sistema eletrônico de votação brasileiro”, declarou o TSE na divulgação das entidades em nota do Diário de Justiça Eletrônico (DJe), publicado na segunda-feira.

As instituições terão 30 dias para solicitar o cadastro das pessoas que participarão das atividades de observação. O credenciamento é válido até a entrega do relatório final de cada missão ao TSE e às chefias dos Poderes da República, que ocorrerá em até 12 meses, contados da data da eleição, ressalvadas as hipóteses de descredenciamento ou prorrogação da missão, conforme disposto no artigo 24 da Resolução do TSE nº 23.678/2021.

Nas eleições presidenciais de 2022, mais de 120 observadores internacionais atestaram a confiabilidade do pleito brasileiro. Entre as entidades que participaram estão a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Parlamento do Mercosul (Parlasul) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Com informações de Agência Brasil


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Capacitismo ainda é barreira a ser vencida no mercado de trabalho

Em todo o Brasil mais de 5 milhões de...

A importância da população na reciclagem de plásticos

A reciclagem de materiais plásticos é um dos grandes...

Acervo científico com 240 mil amostras de plantas, algas e fungos ganha novo espaço de conservação no Jardim Botânico

Espaço, que está aberto à visitação de pesquisadores, reúne amostras coletadas há até 200 anos O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), vinculado à Secretaria de...

Capacitismo ainda é barreira a ser vencida no mercado de trabalho

Em todo o Brasil mais de 5 milhões de pessoas com deficiência estão ocupadas, mas salário ainda é em média 30% menor do que...

A importância da população na reciclagem de plásticos

A reciclagem de materiais plásticos é um dos grandes desafios ambientais do Brasil, e a conscientização e participação ativa da população são essenciais para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui