No menu items!
20.3 C
São Paulo
sexta-feira, 12 dezembro, 2025

Tribunal de Contas libera licitação para instalação de 20 mil novas câmeras para aumentar a segurança na cidade

Plataforma terá a finalidade de integrar as ações da CET, CPTM, Metrô, SAMU, GCM e Polícias Militar e Civil


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), retomou a licitação do Programa Smart Sampa, após a liberação do Tribunal de Contas do Município na quarta-feira (26). A Prefeitura decidiu suspender o pregão eletrônico em dezembro de 2022 para suprimir toda e qualquer dúvida sobre o programa Smart Sampa e, para a retomada nas próximas semanas, serão realizados todos os ajustes acertados com o TCM e os trâmites administrativos necessários.

O voto dado pelo relator mostrou que as alterações propostas no edital pela Secretaria de Segurança Urbana asseguram a proteção dos dados, a ética, a transparência e o respeito à privacidade e os direitos individuais dos cidadãos.

A instalação da plataforma e dos novos equipamentos será iniciada logo após a assinatura do contrato com a empresa vencedora, seguindo um cronograma estabelecido no edital, que prevê, em 2 meses, a implantação da primeira versão da plataforma, com a instalação inicial de 200 novas câmeras.

O programa Smart Sampa tem a finalidade principal de integrar as ações da CET, CPTM, Metrô, SAMU, além da GCM e das Polícias Militar e Civil, por meio de uma moderna e inteligente Central de Monitoramento da Guarda Civil Metropolitana. O projeto contará com pelo menos 20 mil novas câmeras até 2024, sendo 2.500 delas previstas para a região Central. Os aparelhos serão instalados no entorno de equipamentos municipais como escolas, unidades básicas de saúde, parques, bem como em áreas de grande circulação e com maior incidência de criminalidade, além de serem disponibilizadas nas entradas e saídas do munícipio.

Diferentemente de outras iniciativas ao redor do mundo, que são criticadas por possuírem apenas um processo de disparo automático de notificações sem procedimento de análise prévia, o Smart Sampa terá um avançado protocolo de validação dos alertas e verificação de eficácia do analítico, que vai considerar somente detecções com no mínimo 90% de paridade. As que estiverem abaixo desse parâmetro serão automaticamente descartadas, não gerando nenhum alerta.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

Perdas estão associadas a danos como depressão e desemprego Jogos...

Mudanças climáticas: emergência de saúde pública

Especialista explica como a crise já vem afetando diretamente...

Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

Perdas estão associadas a danos como depressão e desemprego Jogos de azar e apostas online, popularizadas pelas chamadas bets, provocam perdas econômicas e sociais ao...

Mudanças climáticas: emergência de saúde pública

Especialista explica como a crise já vem afetando diretamente a população Com o fim da COP-30, muitas resoluções e novos questionamentos viraram pauta em todo...

Programa Tem Saída promove ações de orientação contra violência doméstica até o dia 16 de dezembro na Capital

A programação aberta às mulheres oferece palestras, oficinas, dicas sobre geração de emprego e renda Até o dia 16 de dezembro, as equipes do programa...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.