No menu items!
25.1 C
São Paulo
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026

Tribunal de Contas libera licitação para instalação de 20 mil novas câmeras para aumentar a segurança na cidade

Plataforma terá a finalidade de integrar as ações da CET, CPTM, Metrô, SAMU, GCM e Polícias Militar e Civil


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), retomou a licitação do Programa Smart Sampa, após a liberação do Tribunal de Contas do Município na quarta-feira (26). A Prefeitura decidiu suspender o pregão eletrônico em dezembro de 2022 para suprimir toda e qualquer dúvida sobre o programa Smart Sampa e, para a retomada nas próximas semanas, serão realizados todos os ajustes acertados com o TCM e os trâmites administrativos necessários.

O voto dado pelo relator mostrou que as alterações propostas no edital pela Secretaria de Segurança Urbana asseguram a proteção dos dados, a ética, a transparência e o respeito à privacidade e os direitos individuais dos cidadãos.

A instalação da plataforma e dos novos equipamentos será iniciada logo após a assinatura do contrato com a empresa vencedora, seguindo um cronograma estabelecido no edital, que prevê, em 2 meses, a implantação da primeira versão da plataforma, com a instalação inicial de 200 novas câmeras.

O programa Smart Sampa tem a finalidade principal de integrar as ações da CET, CPTM, Metrô, SAMU, além da GCM e das Polícias Militar e Civil, por meio de uma moderna e inteligente Central de Monitoramento da Guarda Civil Metropolitana. O projeto contará com pelo menos 20 mil novas câmeras até 2024, sendo 2.500 delas previstas para a região Central. Os aparelhos serão instalados no entorno de equipamentos municipais como escolas, unidades básicas de saúde, parques, bem como em áreas de grande circulação e com maior incidência de criminalidade, além de serem disponibilizadas nas entradas e saídas do munícipio.

Diferentemente de outras iniciativas ao redor do mundo, que são criticadas por possuírem apenas um processo de disparo automático de notificações sem procedimento de análise prévia, o Smart Sampa terá um avançado protocolo de validação dos alertas e verificação de eficácia do analítico, que vai considerar somente detecções com no mínimo 90% de paridade. As que estiverem abaixo desse parâmetro serão automaticamente descartadas, não gerando nenhum alerta.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Lancheira inteligente contribui para a saúde e o desempenho escolar das crianças

Confira dicas para eliminar ultraprocessados e melhorar o rendimento...

Prefeitura realiza coleta de óleo de cozinha com entrega de sabão

Ação reúne sustentabilidade, descarte correto e benefício ao munícipe Para...

Capital registra 2,9 milhões de empregos com carteira assinada em 2025 e bate recorde histórico de contratações

Esse é o maior volume da série do Novo Caged e foram criadas mais de 101 mil vagas formais A cidade de São Paulo registrou...

Lancheira inteligente contribui para a saúde e o desempenho escolar das crianças

Confira dicas para eliminar ultraprocessados e melhorar o rendimento escolar com escolhas fáceis e acessíveis Biscoitos recheados, bolinhos prontos e sucos de caixinha ainda dominam...

Prefeitura realiza coleta de óleo de cozinha com entrega de sabão

Ação reúne sustentabilidade, descarte correto e benefício ao munícipe Para contribuir para a sustentabilidade e o consumo consciente de óleo de cozinha, a Prefeitura de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.