Estações da CPTM e Metrô e terminais da EMTU celebram o Outubro Rosa com eventos sobre a prevenção da doença
As empresas vinculadas à pasta da Secretaria dos Transportes Metropolitanos preparam uma série de ações para comemorar o Outubro Rosa. O objetivo do evento é conscientizar as passageiras da CPTM, EMTU e Metrô sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Em comemoração e prevenção ao Outubro Rosa, as estações do Metrô, entre elas Sacomã, Trianon – MASP, Tamanduateí, Sumaré e o CCO (Centro de Controle Operacional), que fica na Rua Vergueiro 1200, terão uma iluminação especial na cor rosa durante todo o mês de outubro. A sede da EMTU, localizada em São Bernardo do Campo, também estará iluminada.
Em parceria com a GAPC (Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer), PROZ Educação, Centro Educacional Latino-Americano, Instituto Gama, Escola Grau Técnico, Associação Viva Melhor e os Institutos NEPSAR e Bem Querer Mulher (BQM), a CPTM terá uma série de ações destinadas ao combate do câncer de mama, com testes de saúde gratuitos e a presença de ginecologistas e psicólogas nas suas estações.
As passageiras que passarem pelas estações da CPTM poderão contar com testes gratuitos de glicemia e aferição da pressão arterial. Além de palestras e folhetos informativos sobre a doença, rodas de conversa abordando a prevenção contra o câncer de mama, distribuição de absorventes sustentáveis e presença de ginecologistas e psicólogas para conversar com as passageiras.
Os terminais metropolitanos terão, até 27/10, uma série de ações destinadas ao combate do câncer de mama, com testes de saúde gratuitos e a presença de ginecologistas e psicólogas, em parceria com a Escola Grau Técnico, a Associação Viva Melhor e os Institutos NEPSAR e Bem Querer Mulher (BQM).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, com 25% dos casos de câncer em mulheres. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de 73.610 novos casos de câncer de mama em 2023, com cerca de 66 casos novos a cada 100 mil mulheres.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]