Movimento Plástico Transforma apresenta dicas práticas para o descarte correto de embalagens e artigos gerados no período
Fim de ano é tempo de festas e de aumento do consumo na maioria dos lares brasileiros. E, já que as celebrações são uma realidade, é fundamental conhecer qual a melhor maneira de separar e dar um destino adequado aos resíduos. Embalagens de comidas típicas, presentes, cartões comemorativos, garrafas e outros materiais, são muito comuns nessa época do ano e precisam ser descartados corretamente, para que possamos contribuir com uma prática pós-consumo responsável, colaborando para a economia circular e o cuidado com meio ambiente, além de fomentar a renda para as cooperativas e seus trabalhadores.
Segundo Beatriz Geraldes, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, é preciso que haja uma reflexão de toda a sociedade sobre a origem dos produtos, a motivação da compra, sua empregabilidade e o tempo de vida útil, a fim de mitigar possíveis impactos no meio ambiente. “Nossas atitudes e escolhas ambientais inspiram outras pessoas a agirem e pensarem de forma consciente. Só assim, podemos transformar o mundo e ajudar a ampliar e elevar a sustentabilidade, favorecendo a nós mesmos, as pessoas ao nosso e ao meio ambiente”, explica.
Abaixo, uma lista com dicas para um fim de ano sustentável:
- Descarte as embalagens sem resíduos: restos de comida dentro das embalagens plásticas dos alimentos desta época do ano, dificultam o trabalho dos catadores e recicladores. Uma boa dica é manter as embalagens na pia enquanto você lava a louça; assim, elas também vão sendo lavadas e, dessa forma, ainda há economia de água.
- Faça a separação correta de resíduos: mantenha os resíduos orgânicos separados dos recicláveis. Além de facilitar no momento na coleta, essa prática evita a atração de vetores, agiliza o processo de triagem e a reciclagem.
- Use enfeites artesanais ou feitos com materiais reciclados: esses produtos podem ser guardados após as festas e reutilizados no próximo ano, evitando assim o descarte de resíduos e poupando recursos.
- Prefira embalagens que possam ser reutilizadas: podemos reduzir o consumo de embalagens quando optamos por aquelas reutilizáveis ou com refil, reduzindo assim os impactos do nosso consumo.
- Prefira presentes conscientes: opte por produtos duráveis, artesanais ou produzidos localmente. Além de reduzir a pegada de carbono, essa escolha fortalece pequenos negócios e a economia regional.
Sustentabilidade e coleta seletiva
A reciclagem do plástico também é uma atitude importante que deve ser de responsabilidade tanto do governo e empresas quanto cidadãos. De acordo com o estudo “Reciclagem no Brasil: hábitos, desafios e percepções da população”, realizado pelo Movimento Plástico Transforma em parceria com o Instituto QualiBest, 64% dos brasileiros já separarem com frequência resíduos orgânicos e recicláveis em casa, porém, a reciclagem ainda enfrenta o obstáculo da falta de coleta seletiva onde moram.
Segundo a pesquisa, 3 em cada 10 entrevistados apontam a ausência desse serviço em suas ruas ou bairros como o principal empecilho para que a reciclagem seja efetivamente realizada. Os dados reforçam que, com as ferramentas corretas, é possível tornar o país mais sustentável com uma colaboração conjunta, fazendo com que a economia circular seja uma ação cada vez mais comum e de impacto positivo para a sociedade.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

