SP lança programa de avistamento da fauna silvestre

Atividade começa no Parque Ecológico do Tietê e será expandida para outros oito parques urbanos da capital e região metropolitana

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo vai lançar um programa voltado à observação da fauna silvestre em parques urbanos. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Diretoria de Biodiversidade e Biotecnologia (DBB) e da Diretoria de Parques Urbanos (DPU), estreia no Parque Ecológico do Tietê – Núcleo Engenheiro Goulart, com atividades diurnas.

O objetivo do programa é aproximar a população da natureza, incentivar a educação ambiental e promover a valorização da biodiversidade urbana. Para as visitas, serão fornecidos binóculos, lanternas de cabeça e lupas – que deverão ser devolvidos ao final das atividades – aos participantes, que poderão observar aves, pequenos mamíferos, insetos e outros animais silvestres que habitam os parques.

“Os parques urbanos não são apenas espaços de lazer: eles são habitat natural, refúgios importantes para a fauna nativa e oportunidades educativas riquíssimas. Ao observar os animais que vivem nesses locais, os visitantes passam a entender melhor o papel da natureza no cotidiano das cidades e a importância de protegê-la”, afirma Patrícia Locosque Ramos, diretora da DBB.

Além de promover a conexão com a natureza, o programa também tem caráter científico e de conservação das espécies. Os dados obtidos durante as atividades de avistamento serão usados para monitorar a diversidade da fauna local e estimular práticas comunitárias de preservação ambiental.

Uma das plataformas utilizadas para armazenar as imagens é o iNaturalist. A ferramenta é gratuita e permite que qualquer pessoa registre e compartilhe fotos -acompanhadas das respectivas localizações geográficas – de espécies observadas em qualquer lugar do mundo. Especialistas auxiliam na identificação dos registros, que ficam disponíveis para a sociedade.

Para participar, basta acessar o site http://www.inaturalist.org ou baixar o aplicativo iNaturalist no celular, criar um perfil e se juntar ao programa. A iniciativa também reforça a importância do uso responsável da plataforma e o respeito às normas dos parques: não deixar resíduos, não coletar organismos vivos e não alimentar os animais silvestres.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Decreto regulamenta Lei da Segurança Privada no país

Norma detalha atuação de vigilantes e controle da PF sobre o setor O governo federal definiu regras para autorizar, controlar e fiscalizar serviços de segurança...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui