No menu items!
19.9 C
São Paulo
quinta-feira, 21 novembro, 2024

SP investe em tutoria contra defasagem no aprendizado de português e matemática

Projeto piloto começa em agosto em 200 escolas com resultados abaixo da média no Idesp; Seduc-SP vai contratar professores com formação.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai apoiar estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) na recuperação de defasagens de aprendizado de língua portuguesa e matemática. Em agosto, 200 unidades escolares da região metropolitana e interior com resultados abaixo da média na última edição do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), contarão com o apoio de professores tutores com experiência em alfabetização e letramento.

Vão compor as classes multisseriadas alunos com dificuldades básicas associadas à leitura, escrita e operações matemáticas. De acordo com a resolução, publicada na terça-feira (25) pela Seduc-SP, as turmas terão até 15 estudantes, com carga horária de três aulas semanais e presenciais ofertadas no mesmo turno das aulas regulares.

Seleção de estudantes e material didático

Os estudantes serão selecionados após uma avaliação conjunta entre os professores regentes de língua portuguesa e matemática e os professores tutores. Para isso, serão considerados os resultados dos alunos nas duas avaliações diagnósticas da rede estadual, o anual Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e a bimestral Prova Paulista. Além disso, os estudantes serão submetidos a uma prova de sondagem para identificar dificuldades.

“É urgente recuperarmos a aprendizagem de todos os estudantes que, por qualquer motivo, não é adequada ou está defasada. Queremos que nossos alunos cheguem ao Ensino Médio com capacidade de aprender conceitos mais complexos. Não podemos deixar nenhum estudante para trás”, explica Renato Feder, secretário da Educação de São Paulo.

Processo seletivo para professor tutor

Cada unidade escolar vai receber o apoio de dois professores tutores, um dedicado a turmas de língua portuguesa e outro de matemática. A contratação desses profissionais, levará em conta a formação prioritária acadêmica em pedagogia ou curso normal superior e experiência em alfabetização.

Para atender a demanda, a Seduc-SP organiza para o mês de julho um processo seletivo exclusivo aberto a professores efetivos da rede ou com contratos temporários. A escolha inclui ainda uma etapa de entrevista dos candidatos com dirigentes regionais de ensino para checar perfil e adequação ao projeto.

- Patrocinado -

Últimas

Linha 16-Violeta vai levar metrô para perto dos parques de São Paulo

Novas estações serão construídas perto de áreas verdes como...

Pobreza eleva em 3 vezes risco de surgimento de ansiedade e depressão

Insegurança financeira e jornadas exaustivas são alguns dos fatores Um...

Cuidar e sustentar sozinha: mães solo vivem sobrecarga e exaustão

Sem apoio, milhões de mulheres enfrentam dificuldades financeiras e...

Linha 16-Violeta vai levar metrô para perto dos parques de São Paulo

Novas estações serão construídas perto de áreas verdes como Ibirapuera, Aclimação e Independência A futura Linha 16- Violeta do metrô vai facilitar o acesso da...

Pobreza eleva em 3 vezes risco de surgimento de ansiedade e depressão

Insegurança financeira e jornadas exaustivas são alguns dos fatores Um relatório das Nações Unidas aponta que pessoas em situação de pobreza têm três vezes mais...

Cuidar e sustentar sozinha: mães solo vivem sobrecarga e exaustão

Sem apoio, milhões de mulheres enfrentam dificuldades financeiras e risco de esgotamento mental na criação dos filhos Ao descrever sua rotina, Micaelly Gomes, de 26...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui