No menu items!
22.9 C
São Paulo
segunda-feira, 2 fevereiro, 2026

Sobre a agenda climática: por que se importar?

Recentemente, assistimos o desembarque de algumas corporações dos pactos associados à agenda climática. Urge resgatarmos o porquê de esse tema demandar mais que uma atenção meramente passageira. Requer, com efeito, análise estratégica, que vai além dos interesses financeiros imediatos dos acionistas/donos; responsabilidade e, acima de tudo, coerência. Esses requisitos são ainda mais caros para o movimento cooperativo, que carrega na sua essência o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Os efeitos adversos das mudanças climáticas são inegáveis. O ano de 2024 não nos deixou dúvidas: foi o mais quente da história, com uma média global de 15,10°C — 1,6°C acima dos níveis pré-industriais.

Desprezar a agenda climática é negligenciar riscos e oportunidades econômicas significativos. As mudanças climáticas, com efeito, introduzem riscos físicos, como desastres naturais que afetam ativos e garantias, e de transição, resultantes de políticas ambientais mais rígidas que podem desvalorizar setores não sustentáveis. Por outro lado, há uma enorme oportunidade de transformar esses desafios em crescimento econômico inclusivo, mostrando que é possível prosperar de forma equilibrada.

O Brasil voltou a demonstrar protagonismo na arena climática, reafirmando o compromisso com o Acordo de Paris e estabelecendo uma meta ambiciosa: neutralidade de carbono até 2050. Iniciativas como a Taxonomia Sustentável Brasileira e o recém-criado Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa são ferramentas concretas para reposicionar o país na vanguarda das negociações climáticas globais.

Nesse cenário, as cooperativas financeiras emergem como atores únicos. Mais do que intermediárias financeiras, elas têm uma vocação intrínseca: promover, em equilíbrio, o desenvolvimento econômico, social e ambiental. A forte presença física e a conexão direta com as comunidades são vetores para financiar soluções locais e inovadoras, como geração de energia renovável, agricultura regenerativa e economia circular. Quando uma cooperativa investe, por exemplo, em linhas de crédito verdes, não só apoia negócios sustentáveis, mas também contribui para a inclusão dos pequenos produtores rurais e empreendedores urbanos, na transição energética.

A agenda climática, enfim, não pode ser refém de ciclos políticos e ideologias de momento. Como movimento cooperativo, temos o dever particular — e o privilégio — de sermos referência na agenda humanitária em sua plenitude. Ela exige gestão baseada em evidências científicas, ações consistentes e compromisso com resultados reais.

Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Enamed reforça importância de fiscalizar cursos, dizem especialistas

30% das faculdades de medicina tiveram desempenho insatisfatório O resultado...

São Paulo 472 anos: Prefeitura lança livro com histórias, curiosidades e expansão dos parques

Guia lançado no aniversário de São Paulo reúne informações...

Enamed reforça importância de fiscalizar cursos, dizem especialistas

30% das faculdades de medicina tiveram desempenho insatisfatório O resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) levantou uma discussão...

São Paulo 472 anos: Prefeitura lança livro com histórias, curiosidades e expansão dos parques

Guia lançado no aniversário de São Paulo reúne informações completas das áreas verdes e traz pesquisa de satisfação com frequentadores Para comemorar os 472 anos...

Cão conhecido da Praia Brava, em Santa Catarina, é torturado e morto; crime envolvendo adolescentes repercute em todo o país

Um cão sem raça definida, conhecido como Orelha, foi encontrado gravemente ferido no dia 4 de janeiro. Há cerca de dez anos, o animal...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.