No menu items!
23.3 C
São Paulo
quinta-feira, 5 fevereiro, 2026

Smart Sampa: Mais de mil prisões e 500 foragidos capturados com tecnologia de ponta

Maior programa de monitoramento por câmeras do Brasil também viabilizou a localização de 30 pessoas desaparecidas e a prisão de 1.753 criminosos em flagrante

Com auxílio do Smart Sampa, maior e mais completo sistema inteligente de monitoramento do Brasil, a capital ultrapassou a marca de 500 foragidos da Justiça capturados pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). Somente em 2025, o programa da Prefeitura de São Paulo já viabilizou a prisão de 185 pessoas que estavam foragidas e outros 286 criminosos em flagrante, uma média de 21 por dia.

A ferramenta inovadora vem modernizando a política de segurança municipal, permitindo que criminosos condenados por estupro, assassinato, e até mesmo integrantes de facções criminosas, que estavam circulando pela sociedade e colocando vidas em risco, fossem reconhecidos pelas câmeras e levados de volta ao sistema prisional.

Desde que foi inaugurado, em julho de 2024, o programa executado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) já contabiliza 1.753 criminosos presos em flagrante por crimes como tráfico de entorpecentes, furto, invasão de equipamentos públicos e posse ilegal de arma de fogo, entre outros. Além disso, com auxílio das câmeras de reconhecimento facial, 30 pessoas que estavam desaparecidas também foram localizadas.

Em pouco mais de seis meses de atuação, o Smart Sampa vem mostrando eficácia no combate à criminalidade. Agentes da Guarda Civil Metropolitana prenderam em flagrante dois indivíduos, no último dia 15 de janeiro, após as câmeras inteligentes do Smart Sampa surpreenderem os dois homens invadindo o Centro de Educação Infantil (CEI) Elfrida Zukowski, na Vila Fazzeoni, Zona Sul da capital, durante a madrugada para roubar fios de energia elétrica da unidade de ensino.

Em outra ação simbólica e fundamental, o sistema de monitoramento foi responsável pela prisão de um estuprador condenado a 73 anos de prisão após ter sua face capturada pelas câmeras do Smart Sampa na Rua Florêncio de Abreu, 514, no Centro da capital, quando usava uma bicicleta de carga. A prisão foi feita poucos metros adiante, na Rua 25 de Março, 864, no dia 10 de janeiro.

O Smart Sampa conta atualmente com cerca de 23 mil câmeras de monitoramento instaladas, sendo que 4.000 têm a tecnologia de reconhecimento de placas de veículos. Os aparelhos estão posicionados em pontos estratégicos da cidade, cobrindo todas as regiões, inclusive nas entradas e saídas do município.

O projeto inovador permite ainda a integração com vários órgãos do serviço público para maior agilidade no atendimento ao cidadão, como é o caso do SAMU, CET, polícias Militar e Civil, entre outros.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cidades são laboratórios para reinventar a agenda do clima

Por Luiz Augusto Pereira de Almeida Ante a falta de...

Inscrições abertas para curso gratuito de design sustentável com foco em reciclagem de plástico em São Paulo

Alunos aprenderão técnicas de design aplicadas ao plástico com abordagem inovadora que une sustentabilidade, design e criação de produtos Estão abertas as inscrições para o...

Cidades são laboratórios para reinventar a agenda do clima

Por Luiz Augusto Pereira de Almeida Ante a falta de progressos no cumprimento do Acordo de Paris e no quesito fundamental da eliminação dos combustíveis...

Viaturas elétricas da GCM da capital evitam emissão de 243 toneladas de CO₂ na atmosfera

Iniciativa, que equivale ao plantio de 10 mil árvores, integra ações municipais de descarbonização, que incluem 1.149 ônibus elétricos e caminhões a biometano As viaturas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.