No menu items!
20.5 C
São Paulo
terça-feira, 13 janeiro, 2026

Sesc Campo Limpo tem programação sobre as Jornadas de Junho

Mostra de Cinema, mesas de debate e peça teatral são os destaques


O Sesc Campo Limpo recebe uma programação dedicada à memória de um momento político e social brasileiro que ficou conhecido como as Jornadas de Junho e acaba de completar 10 anos.

Dia 29 de junho, quinta, com a mostra e cine debate ‘O que ficou de junho de 2013?’, às 18h; dia 30 de junho, sexta, com o espetáculo teatral ‘Quando quebra queima’, às 20h, e no dia 1º de julho, sábado, às 15h, com o encontro ‘O gigante acordou? A quebrada nunca dormiu: impressões sobre Junho de 2013’,

Milhares de pessoas espalhadas em diversas cidades brasileiras pediam mudanças na política, no transporte público, na saúde e na educação. A entrada é gratuita.

A mostra e cine debate apresentam diferentes perspectivas sobre o aspecto artístico e de intervenção sobre a realidade brasileira. O debate conta com João Paulo Campos, crítico, pesquisador, curador e professor de cinema e Viviane Pistache, preta das Minas Gerais, pesquisadora, roteirista e crítica de cinema.

‘O gigante acordou? A quebrada nunca dormiu: impressões sobre Junho de 2013’, traz duas mesas distintas: 10 anos depois: balanço histórico e perspectivas políticas, com Mariana Fix, Paula Nunes e Rodrigo Castelo, e ainda: Direito à cidade e resistências populares nas periferias, com Caio Castor, Jaiane Batista e Stella Paterniani. O movimento deflagrou-se a partir das mobilizações e protestos contra o aumento das tarifas de ônibus na cidade de São Paulo, e em poucos dias, um conjunto de reivindicações ganharam expressão.

A mobilidade urbana foi somente o estopim que fez emergir um cenário político inédito na história do país. As manifestações nas cidades revelam que a aparente estabilidade social não correspondia às lutas sociais que vinham sendo travadas. Analistas e militantes ainda se desdobram para compreender as múltiplas camadas daquele momento histórico, suas consequências e os rebatimentos nos acontecimentos desta última década.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Quando o refrigerante é mais barato que a laranja: o reflexo na saúde das nossas crianças

A obesidade infantil cresce no Brasil em ritmo preocupante....

Prefeitura inicia obras de duplicação e requalificação da Estrada do M’Boi Mirim

As interdições entre a Avenida dos Funcionários Públicos e...

Crédito para material e uniforme escolar começa já está disponível

Famílias poderão adquirir os itens nas lojas credenciadas até...

Quando o refrigerante é mais barato que a laranja: o reflexo na saúde das nossas crianças

A obesidade infantil cresce no Brasil em ritmo preocupante. A OMS e a SBP alertam: nossas crianças estão se movendo menos, dormindo pior e...

Prefeitura inicia obras de duplicação e requalificação da Estrada do M’Boi Mirim

As interdições entre a Avenida dos Funcionários Públicos e a Rua das Margaridas Amarelas, começaram na segunda-feira (5) A Prefeitura de São Paulo iniciou, no...

Crédito para material e uniforme escolar começa já está disponível

Famílias poderão adquirir os itens nas lojas credenciadas até 31 de outubro de 2026 Os créditos para a aquisição de material e uniforme para os...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.