No menu items!
20 C
São Paulo
terça-feira, 15 abril, 2025

Sarampo: uma doença do passado que voltou a ameaçar o Brasil e o mundo

Vacina é a principal medida para prevenção da doença

Os recentes casos confirmados de sarampo no Brasil colocam em foco uma doença que é altamente contagiosa. Os pacientes já se recuperaram, e não foi identificada nenhuma situação de surto no país, os Estados Unidos enfrentam mortes decorrentes do sarampo, o que reforça a necessidade de alertar sobre a principal medida de prevenção.

De acordo com a Dra. Jessica Fernandes Ramos, infectologista e integrante do núcleo de infectologia do Hospital Sírio-Libanês, a prevenção do sarampo é realizada através da vacina  tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), administrada em duas doses durante a infância.

Os primeiros sintomas, que costumam aparecer em cerca de 10 a 14 dias após a exposição ao vírus, são: febre alta, tosse seca, coriza e conjuntivite. Após alguns dias, surgem as manchas vermelhas características da doença, que começa no rosto e atrás das orelhas, espalhando-se pelo tronco, braços e pernas.

Os casos mais comuns de sarampo são em crianças de até 5 anos, principalmente as que ainda não completaram o esquema vacinal. “A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) é administrada em duas doses: a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Adultos também devem verificar se estão vacinados, caso não tenham certeza sobre sua vacinação, consulte um profissional de saúde para verificar a necessidade da dose”, alerta a médica.

“O principal motivo de doenças infecciosas como o sarampo voltarem a ser um problema é devido a queda da cobertura vacinal. Muitas pessoas deixam de se vacinar por desinformação, fake news e até dificuldades de acesso. Além disso, em viagens internacionais, o vírus pode ser reintroduzido no Brasil por pessoas não imunizadas. Vale destacar que a vacinação é segura, eficaz e a única forma de evitar novos surtos”, finaliza a especialista.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

A cada 7 minutos um simples Zé Eduardo se torna um juiz Edward Albert Lancelot Dodd

Por Alexandre Pegoraro O caso do juiz José Eduardo Franco...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

Massa de rendimentos delas variou de 35,7% a 37,4%...

Prefeitura entrega 34ª Unidade de Pronto Atendimento de São Paulo, que funciona 24 horas e é referência para casos de infarto

A nova UPA Ipiranga tem capacidade para realizar 21 mil atendimentos por mês A cidade de São Paulo ganhou, na quarta-feira (9), a 34ª Unidade...

A cada 7 minutos um simples Zé Eduardo se torna um juiz Edward Albert Lancelot Dodd

Por Alexandre Pegoraro O caso do juiz José Eduardo Franco dos Reis que veio a público por ter vivido por 40 anos com o nome...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

Massa de rendimentos delas variou de 35,7% a 37,4% entre 2015 e 2024 As mulheres brasileiras receberam salários, em média, 20,9% menores do que os...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.